O primeiro mês da gestão Daniel Guerra (PRB) na prefeitura de Caxias do Sul foi repleta de ações visando ao cumprimento das promessas de campanha. Já na primeira semana de janeiro, ele convocou uma sessão extraordinária para corte nos salários dos cargos em comissão.
Também na primeira semana, a prefeitura liberou as conversões à direita nas ruas Sinimbu e Pinheiro Machado e da segunda faixa de ônibus para veículos e revogou o reajuste de 8,11% na tarifa de água, assinado pelo ex-prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT). O percentual de aumento acabou ficando em 6,45%. Na semana passada, a administração publicou a lista dos CCs, com 98 nomes. O teto deve ser de 144, metade do número da gestão passada, como prometido durante as eleições.
Leia mais
Teto para nomeações é de 144 CCs na prefeitura de Caxias
No início do ano Legislativo, Guerra mostra preocupação com finanças da prefeitura de Caxias
Vereadores de oposição mais próximos do prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra
A arrancada do novo governo também foi marcada por polêmicas. Uma delas foi a abordagem aos indígenas que comercializavam produtos na área central durante uma ação da operação Centro Legal no dia 21. Houve uso da força por parte da Guarda Municipal, o que motivou uma investigação do Ministério Público Federal. A Comissão de Direitos Humanos da Câmara também se mobilizou em defesa dos direitos dos índios e, em uma reunião na prefeitura, a administração acabou se desculpando e devolvendo os materiais aos indígenas e permitindo que eles continuassem vendendo nas ruas.
O governo ainda enfrenta a possibilidade de uma paralisação dos médicos, que querem aumento salarial para cumprir a carga horária de quatro horas diárias e bater ponto, e terá que decidir sobre o fechamento das farmácias do Ipam, sugerido pelo conselho gestor do Instituto de Previdência e Assistência Municipal, o que acarretaria na demissão de cerca de 80 funcionários.
Para avaliar o primeiro mês de trabalho do prefeito Guerra, o Pioneiro ouviu lideranças políticas, representantes de entidades e cientistas políticos. A reportagem também foi às ruas consultar a população. Confira:
Governo municipal
Lideranças avaliam o primeiro mês do governo de Daniel Guerra em Caxias
O Pioneiro ouviu políticos, representantes de entidades, cientistas políticos e a população
Juliana Bevilaqua
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project