Eleitores que não tiveram as digitais reconhecidas pelo sistema biométrico no primeiro turno das eleições e enfrentarem o mesmo problema no segundo turno terão que retornar ao Cartório Eleitoral de Caxias do Sul para refazer o cadastro. O procedimento é necessário porque pode ter ocorrido erro na coleta original. Segundo o chefe da zona eleitoral 169, Edson Borowski, o procedimento é necessário porque o sistema só valida o eleitor quando ele é reconhecido pela primeira vez. As informações são da Gaúcha Serra.
Leia mais
"O que passou, passou", diz prefeito de Caxias sobre embate com PT
Edson Néspolo pretende comparar trajetórias no segundo turno
Daniel Guerra quer mostrar a trajetória no segundo turno
Horário eleitoral em rádio e tevê em Caxias do Sul começa dia 11
Três prefeitos eleitos na Serra dependem de decisão judicial para assumir cargo
Candidatos a prefeito de Caxias têm limite de R$ 344 mil no segundo turno
A causa de Paula Ioris, a segunda vereadora mais votada em Caxias
Por questão de segurança, enquanto ele não for reconhecido, o software pode considerar que existem outras pessoas tentando votar indevidamente. Apesar da necessidade, não há prazo específico para recadastramento nesses casos. A partir da abertura do prazo de regularizações, que ocorre logo após o segundo turno, o eleitor tem até maio de 2018 para realizar o procedimento. Se ele não comparecer, vai continuar com dificuldade de votar por biometria. O mesmo período vale para o encaminhamento de novos títulos e outros serviços. A data de abertura ainda não foi definida pelo TSE.
Quem não justificou o voto no último domingo pode encaminhar a justificativa pelo site Tribunal Regional Eleitoral. Não será possível justificar o voto do primeiro turno durante a votação do segundo turno.
Horário eleitoral em rádio e tevê em Caxias do Sul começa dia 11
Candidatos a prefeito de Caxias têm limite de R$ 344 mil no segundo turno
Eleitores do RS podem justificar o voto pela internet
A campanha eleitoral para o segundo turno recomeçou nesta segunda-feira. Os candidatos Edson Néspolo (PDT) e Daniel Guerra (PRB) estão apostando na comparação das suas trajetórias e em mostrar suas diferenças aos eleitores. O horário eleitoral gratuito no rádio e na TV será retomado na próxima terça-feira com 10 minutos para cada candidato. Os horários permanecem as 7h e as 12h no rádio e 13h e 20h30min na TV.
Na próxima quinta-feira, a Gaúcha Serra realiza o primeiro debate do segundo turno com Daniel Guerra (PRB) e Edson Nespolo (PDT) às 8h10min.