Uma enquete realizada pelojornal O Globo apontou que ao menos 44 dos 81 senadores declararam voto favorável ao parecer da comissão especial, que recomenda o prosseguimento do processo de impeachment da presidente afastadaDilma Rousseff.
Os debates sobre o assunto no plenário da Casa começarão terça-feira, mas a previsão é de que a votação ocorra somente quarta-feira, após cerca de 20 horas de sessão.
Leia mais:
Senado terá esquema especial de acesso em sessão de pronúncia do impeachment
Defesa e acusação terão direito a seis testemunhas cada, diz Lewandowski
Veja como votaram os senadores na comissão especial do impeachment
Ainda segundo o levantamento, 18 senadores votarão a favor de Dilma, 16 não declararam como votarão e três não foram encontrados pelo jornal.
Esta etapa do processo é chamada fase da pronúncia, em que se define se o relatório de Antonio Anastasia (PSDB-MG) deve prosseguir ou ser arquivado. Na votação, serão necessários os votos da metade mais um dos presentes, desde que haja o quórum de 41 senadores.
Já na votação final do processo, será preciso contabilizar o voto de ao menos 54 senadores para sacramentar a saída de Dilma. O número representa dois terços da Casa. A expectativa é que os votos dos senadores se repitam no julgamento final em plenário, previsto para o fim do mês, quando será conhecido o desfecho do segundo governo Dilma.