<< LEIA TAMBÉM Como a Família Cardoso se movimenta em Caxias do Sul
A Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTT), a pedido do Pioneiro, listou os 10 pontos críticos, sem uma ordem de gravidade. Segundo a SMTT, os locais abaixo apresentam congestionamento nos horários de pico. Confira no mapa:
Diagnóstico
Uma interpretação dos indicadores reunidos no quadro Raio-x
Integração dos modais
"A gente tem uma defasagem de táxi-lotação."
Flavio Fernandes, presidente da UAB, a União das Associações de Bairros
Convivência entre veículos x pedestres
"É uma disputa constante de espaço. Devemos ensinar as pessoas que a preferência é do pedestre. O menor tem que ser respeitado pelo maior."
Walter Cruz, coordenador do curso de Engenharia de Transportes da Faculdade da Serra Gaúcha (FSG)
Qualidade do transporte coletivo
"Nosso transporte evoluiu bastante. As pessoas que se locomovem do Cruzeiro até o Desvio Rizzo estão pagando uma passagem e reduziu 50% quando pegava dois ônibus. Mas o pessoal ainda reclama do atraso nas linhas."
Flavio Fernandes, presidente da UAB
"Ônibus em Caxias é exemplar. Caxias tem uma frota confortável e nova."
Fábio Vanin, coordenador do Centro de Ciências Jurídicas e Sociais da FSG
"O SIM vai trazer facilidade ao caxiense. É impossível uma cidade como Caxias adaptar suas vias para o crescimento de automóveis que recebe a cada mês."
Walter Cruz, da FSG
Acessibilidade
"A gente precisa melhorar bastante. Falta o pessoal se colocar no lugar dos que ocupam o equipamento."
Flavio Fernandes, da UAB
"Estamos avançando na questão normativa. Isso é um problema do país, não só de Caxias. Tem muita lentidão na adequação."
Fábio Vanin, da FSG
"Precisamos ter rampas para cadeirantes em todas as quadras. Na área central já existe, mas na periferia não. Precisamos ter acessibilidade nos veículos do transporte coletivo."
Walter Cruz, da FSG
Circulação de automóveis no Centro
"Caxias tem uma taxa de motorização muito acima da média. Há um costume de veículo individual muito forte. Cidades grandes como Londres tem pedágios para evitar que os veículos transitem no centro da cidade."
Fábio Vanin, da FSG
Leia mais:
Como a Família Cardoso se movimenta em Caxias do Sul
"Em primeiro lugar o pedestre", defende mestre em engenharia de transportes
Como é viver nos bairros de Caxias do Sul? Três famílias contam
Especialistas apontam problemas e sugerem soluções para os bairros de Caxias
Cidade 'espraiada' é mais cara e mais difícil de se administrar, diz urbanista
Caminhos possíveis
Especialistas sugerem alternativas viáveis para o assunto que étema dessa reportagem
Integração dos modais de transporte e infraestrutura para bicicletas
"Precisamos avançar na integração do transporte coletivo com as lotações. Sempre pensar em uma integração com o ônibus. Precisamos avançar a utilização de tecnologia."
Fábio Vanin, da FSG
"Caxias já justifica um estudo como as pessoas podem se movimentar. (...) Evidente que temos uma quantidade de vias muito grande que comportam ciclovias, por exemplo, circundando a Perimetral."
Walter Cruz, da FSG
Convivência entre veículos e pedestres
"Precisa um trabalho de conscientização das pessoas que estão como pedestres ou na posição de motorista. Rever comportamentos e melhoria na sinalização."
Fábio Vanin, da FSG
Qualidade do transporte coletivo
"O SIM Caxias não pode ficar restrito a uma parte da cidade. Ele tem que ser expandido para a região periférica. Talvez tivéssemos que pensar em recuos para embarque e desembarque de passageiros de táxis na área central."
Walter Cruz, da FSG
Leia também:
Família Moro conta como é viver em Caxias do Sul
Especialistas sugerem alternativas para tornar Caxias do Sul mais humana
"Democracia é panela de pressão", diz jornalista André Trigueiro
Especialista diz que caxienses têm de 'gostar da rua'
Qual a Caxias do Sul que queremos?
Acessibilidade
"É preciso ter mais planejamento e fiscalização para garantir a acessibilidade."
Flavio Fernandes, da UAB
Circulação de automóveis no Centro
"O pessoal precisa repensar se precisa vir para o Centro de automóvel."
Flavio Fernandes, da UAB
"Nós vamos chegar em uma momento em que vai ter algumas leis impositivas com respeito ao trânsito de veículos."
Walter Cruz, da FSG
"É uma situação natural medidas para diminuir a circulação de automóveis no Centro. Sobrepor o transporte coletivo sobre o individual é tendência irreversível. Evitar a criação de estacionamentos subterrâneos que incentivem a circulação de automóveis no Centro."
Fábio Vanin, da FSG
Planejamento
"O custo do transporte pesa muito no bolso da cidade, interfere no custo da cidade. Quanto mais espalhada for a cidade, mais caro vai ser o transporte coletivo."
Fábio Vanin, da FSG