A mobilidade urbana foi o tema da terceira matéria da série de reportagens A Cidade que Queremos publicada na terça-feira. A reportagem contou como a Família Cardoso se desloca pela cidade. Seu Evenio relatou sua paixão pela bicicleta, e a esposa Geni disse vencer com caminhadas os trajetos que precisa cumprir para realizar suas tarefas diárias, usando o transporte coletivo para os percursos mais longos. Já o genro de Evenio, Jabez Neves, admite sua dependência pelo carro.
Leia mais
"Em primeiro lugar, o pedestre", defende mestre em Engenharia
Especialistas mostram problemas e saídas para a mobilidade de Caxias
Como a Família Cardoso se movimenta em Caxias do Sul
Confira as sugestões dos leitores para melhorar os bairros de Caxias
Cidade 'espraiada' é mais cara e mais difícil de se administrar
Como é viver nos bairros de Caxias do Sul? Três famílias contam
Especialistas apontam problemas e sugerem soluções para os bairros
Confira as ideias dos leitores para tornar Caxias do Sul mais humana
A matéria apontou os 10 pontos críticos do trânsito caxiense e ainda ouviu a opinião de especialistas sobre cinco desafios para a mobilidade em Caxias do Sul: integração dos modais de transporte, acessibilidade, convivência entre pedestres e veículos, circulação de automóveis no Centro e a qualidade do transporte coletivo. Eles apontaram os problemas e alternativas para melhorar o trânsito caxiense.
O mestre em Engenharia de Transportes pela Universidade de São Paulo (USP) Horácio Augusto Figueira defendeu que um projeto de mobilidade urbana ideal deve atender, em primeiro lugar, ao pedestre e, depois, ter faixas exclusivas para o transporte coletivo.
Desde terça-feira, o Pioneiro convidou seus leitores a enviar opiniões sobre como melhorar a mobilidade em Caxias do Sul. As dezenas de contribuições por Facebook e e-mail estão resumidas nesta página. A reportagem também foi às ruas conferir o que os caxienses pensam sobre o assunto. Confira abaixo:
Nas ruas
"Está tudo muito concentrado no Centro. As firmas também liberam no mesmo horário. A ideia é descentralizar as lojas."
Allan Kehl, 18 anos, estudante
"Está difícil. Para melhorar o trânsito, deveriam criar ciclovias. Estou pensando em vender o meu carro."
Alexandre Schiavo, 53 anos, porteiro
"Precisaria liberar a faixa do segundo corredor de ônibus para os veículos. A cidade tem muitos carros. Não vejo muita solução. Temos que ter paciência."
Denise Bracher, 44 anos, advogada
"Primeiro, a sincronia das sinaleiras. Segundo, liberar as conversões à direita. Temos que andar 8 quadras para chegar onde se quer."
Claudiana Klein, 27 anos, representante comercial
Pelo Facebook
"Primeira coisa é regular essas sinaleiras. Abre a sinaleira e a da próxima esquina fecha. Viadutos, elevadas na BR, na entrada da UCS, Sinimbu e entrada do Planalto-Rio Branco. Duplicação da BR onde não há. Já ajudaria muito em horários de pico."
David Ravizzom
"A prioridade é o pedestre, mas a cidade continua sendo “melhorada” para os carros. Vai entender."
Valdinei Garcia Junior
"Mas a prefeitura não estava ajeitando essa mobilidade? Quando começou, nem teve pesquisa da população. Li a reportagem e dizem que o transporte público tem que ser priorizado, mas já pensaram no valor da passagem? Integração com certas linhas existem, mas e as outras linhas? Repensar em andar de carro? Oquêi, mas vamos nos conscientizar que moramos em uma cidade em que muitas pessoas trabalham todos os dias nas cidades vizinhas, e seria quase impossível querer que muitas troquem o carro pelo ônibus. Temos outras pessoas que não têm como embarcar em um ônibus com suas ferramentas de trabalho, temos outras que o próprio trabalho exige que tenham carro próprio, etc. É claro que não precisam trafegar no Centro, mas para querer diminuir o uso dos carros, temos que começar pelo custo gasolina x custo da passagem de ônibus x segurança x necessidade."
Luciane Martini
"Caxias precisa de um calçadão, desde o bairro São Pelegrino até a Rua Alfredo Chaves. A Avenida Júlio deve ficar em meia pista e a outra, dar lugar a um belo calçadão. Livre, para que as pessoas possam andar, circular fazer suas compras com tranquilidade, com segurança. Já não existe mais espaço para os carros e as pessoas neste espaço tão reduzido."
Norberto Luís Capra
"Concorrência de empresas de ônibus para que tenha mais flexibilidade em horários de pico. Um metrô para unir os pontos mais distantes da cidade."
Ivone Villa
"Quem anda a pé percebe que tem algumas sinalizações para pedestres erradas: quando as sinaleiras ficam verdes para atravessar a rua, se conta só 10 segundos. Como é que um idoso irá atravessar a rua nesse mísero tempo? Se é para pensar nos pedestres, que ajeitem isso."
Luciane Martini
"Asfaltar ruas que cortam a cidade pelos bairros e sinalizar uma segunda opção para o destino. Exemplo: do Panazollo, indo pela principal Sinimbu até o Planalto, levo 15 minutos. Pelas péssimas ruas por dentro do bairro, 5 minutos."
Junior Da Silva da Silva
Por e-mail
"Gostaria de opinar sobre algo que muito me incomoda: o desrespeito dos motoristas de Caxias. Na maioria das vezes, sou motorista e vejo muitas violações. Seja em relação aos pedestres ou às leis de trânsito.A maioria não para antes da faixa de pedestres, ou para em cima dela, estaciona onde não deve e é um desrespeito total às sinaleiras. A instalação de sinaleiras com câmeras (caetanos) não é possível no momento devido à crise. Por que então não adotamos câmera nos próprios veículos, assim como outros países? Um canal anônimo poderia estar disponível para que eu enviasse o vídeo da infração e as autoridades autuassem. Talvez seja algo que nossa lei não permite, mas leis podem ser alteradas para o bem da sociedade. Ideia ousada, mas acredito ser válida e bastante eficaz."
Pakerson Francis da Silva
"O transporte público melhorou muito com o SIM, porém a população caxiense não pensa em largar o veículo particular. Por isso dá tanta reclamação. O povo de Caxias deve se acostumar a andar mais de ônibus e ir menos ao Centro de carro."
Lucas Cassini, Galópolis