Encerra-se nesta quarta-feira no Cartório Eleitoral de Caxias do Sul o prazo para quem ainda precisa realizar transferência e confecção do primeiro título. É a última chance também para quem não fez o cadastramento biométrico e precisa regularizar a situação para poder votar em outubro.
Confira as últimas notícias do Pioneiro
O horário de funcionamento é das 8h às 18h. A expectativa é de dois mil atendimentos ao longo do dia. Quem chegar ao cartório até as 18h e não for atendido, receberá senha para retornar na quinta e sexta.
Até esta terça-feira, 290.544 eleitores estavam com o cadastro biométrico feito (a meta inicial era de 264.301). O eleitor que não fez o recadastramento biométrico e não regularizar o título não poderá participar das eleições nem renovar passaporte e assumir cargo público, por exemplo.
Quem completa 18 anos até a data do pleito, em 2 de outubro, precisa tirar o título. Já para quem completará 16 anos até a mesma data, o voto é facultativo. Mas, uma vez feito o título, o voto torna-se obrigatório.
Eleitores que mudaram de cidade precisam solicitar transferência para as zonas eleitorais de Caxias do Sul. Caso contrário, terão de justificar o voto no dia da eleição.