A prefeitura de Caxias assinou na tarde desta terça-feira um termo de cooperação para transformar em energia os resíduos sólidos gerados pelo município. O prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT) recebeu o vice-presidente da Hyundai Construções, Ki Tae Kim, com quem assinou o termo de cooperação. O documento apenas manifesta uma intenção na aplicação de uma tecnologia mais moderna e ambientalmente correta. Caso um contrato seja assinado no futuro, será necessário oferecer a mesma oportunidade a outras instituições.
O assunto é de interesse do município, tanto que Alceu já esteve na Alemanha e na Coreia em busca de informações sobre o tema.
- É um sonho de projeto comum em países europeus, mas aqui a iniciativa é vista com reservas pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam). Agora é preciso que técnicos e representantes das comunidades conheçam o projeto para saber quais são os benefícios. Além de Caxias, municípios da região também seriam beneficiados - explicou Alceu.
O vice-presidente da Hyundai estava acompanhado pelo diretor-presidente da empresa K.B. Trading de São Paulo, Bong Woo Lee e pelo diretor da Newenergy Soluções em Bioenergia, de Caxias do Sul, Gustavo Wisintainer, empresas que trabalham com a transformação de resíduos em energia. Eles devem apresentar o projeto a técnicos da Fepam na quinta-feira.
Meio ambiente
Prefeitura de Caxias assina termo de cooperação para transformar resíduos em energia
Vice-presidente da área de construções de empresa coreana, Ki Tae Kim, esteve na cidade
GZH faz parte do The Trust Project