O caxiense Vinicius Ribeiro (PDT), 37 anos, não conseguiu reconquistar a vaga que ocupava na Assembleia Legislativa desde 2013 - assumiu no lugar de Alceu Barbosa Velho, que deixou o cargo para concorrer a prefeito. Na eleição deste domingo, Vinicius conquistou 29.565 votos, 60% deles na cidade natal. O arquiteto atribui a derrota a duas razões principais:
- Os partidos erraram indicando ou permitindo um número muito grande de candidatos. Outra questão que observei foi no comportamento do eleitor, muita gente estava acreditando que dividindo o voto seria possível eleger mais deputados.
Ribeiro também lamenta a diminuição da representatividade de Caxias na Câmara Federal.
- Quem sai derrotado nessa eleição é a cidade de Caxias do Sul. Claro que ainda dependemos do segundo turno, mas Caxias perde uma referência muito importante, não lembro de outro fenômenos como esse - declarou.
Ribeiro ficou como segundo suplente do seu partido e ainda não tem planos definidos sobre a carreira política, inclusive sobre uma possível volta ao Executivo caxiense.
- É muito cedo. Vou sentar e analisar com minha família e pessoas mais próximas. Agora o momento é de agradecimento a esses 29 mil, fruto de um trabalho sério.
Representatividade enfraquecida
Vinicius Ribeiro não consegue se eleger à Assembleia Legislativa
Caxiense estava atuando como deputado estadual desde 2013, quando assumiu vaga deixada por Alceu Barbosa Velho
GZH faz parte do The Trust Project