O governador eleito José Ivo Sartori (PMDB) veio a Caxias do Sul no fim da tarde desta segunda-feira para comemorar o resultado da eleição com caxienses e conversar com o diretório municipal do partido. Sartori chegou à residência da família, no Centro, por volta das 17h30min, onde permaneceu acompanhado do vice-governador eleito, José Cairoli (PSD) e do deputado federal Beto Albuquerque (PSB).
>> Infográfico: conheça a trajetória de José Ivo Sartori
Ele percorreu a pé o trajeto de uma quadra entre a casa e a sede do PMDB, na esquinas das ruas Do Guia Lopes e Vinte de Setembro. No caminho, conversou com vizinhos e parou para tirar fotos com eleitores. No diretório, o presidente em exercício do PMDB de Caxias, Ari Dallegrave, parabenizou Sartori e ressaltou a importância da Serra para o resultado da eleição.
O governador eleito agradeceu o partido e citou o resultado da votação nas principais cidades da região, com destaque para Nova Pádua, onde obteve 91% dos votos.
- O percentual é muito grande, é muita coisa para mim. Nem sei se eu mereço tanto - brincou.
Sartori, que é presidente licenciado do PMDB em Caxias, afirmou que pretende convocar nova eleição para escolher o sucessor no cargo e provocou os dirigentes da sigla:
- Eu espero que vocês aceitem a ideia. Se rejeitarem a proposta, estarão indo contra o futuro governador do Estado - disse, em tom de brincadeira.
Em seguida, Sartori resumiu a entrevista coletiva, prometida para durar 20 minutos, em menos de 10. Questionado se repetiria a atitude do ex-governador Germano Rigotto (PMDB), que manteve residência em Caxias, afirmou:
- Eu adoraria ficar morando em Caxias, mas pelo que eu estou vendo não vai ser tão fácil.
O novo governador disse também que anunciará a equipe de transição na próxima semana, e ficou contrariado ao ser questionado sobre a formação do secretariado.
Do diretório, ele seguiu para a Praça Dante Alighieri, onde participa de comemoração com militantes. Sartori retorna ainda nesta segunda-feira para Porto Alegre para cumprir agenda em veículos de comunicação.
Na quarta-feira, ele e a esposa, a deputada estadual Maria Helena Sartori (PMDB), viajam após comparecem a uma homenagem aos 25 anos da Assembleia Constituinte.
Novo governador
"Eu adoraria ficar em Caxias, mas não vai ser tão fácil", afirma José Ivo Sartori
Peemedebista veio à cidade para conversar com diretório municipal e participar de festa na Praça Dante
GZH faz parte do The Trust Project