O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul faz, neste sábado, dia 30/9, uma eleição simulada com votação nos sistemas biométrico e tradicional, em Bento Gonçalves. No município, cerca de 6 mil eleitores possuem cadastro biométrico - em que as digitais já foram colhidas - e outros 79 mil ainda votarão no sistema tradicional.
O objetivo é testar e popularizar o sistema, que é mais seguro e impede que outras pessoas votem no lugar dos titulares. Os bento-gonçalvenses que já foram cadastrados irão votar, em outubro, pelo sistema biométrico. Os eleitores são convidados a participar do teste deste sábado, mas não obrigados.
O simulado ocorrerá no Dall'onder Grande Hotel (Rua Herny Hugo Dreher, 197), entre 14h e 18h. Em todo o país, apenas os eleitores de Bento e de Florianópolis (SC) terão votação mista em outubro, com a utilização do sistema biométrico e tradicional. O presidente do TRE-RS, desembargador Marco Aurélio Heinz, acompanhará os trabalhos ao longo do dia.
No mesmo dia, em outros 56 municípios, também ocorrerão votações simuladas. Acesse a lista das cidades e o local de votação. Nestes locais, todos os eleitores testarão o sistema biométrico. As revisões biométricas ocorreram entre 2013 e 2014.
O Rio Grande do Sul possui, atualmente, cerca de 750 mil eleitores que votarão no sistema biométrico. A maior parte deles, 238 mil, em Canoas. No Brasil, são 23,8 milhões de eleitores. O teste da votação biométrica, contando com eleitores reais, busca divulgar e popularizar o novo sistema de votação, que representa um incremento à segurança do processo eleitoral brasileiro.
Entre os dias 1º e 6 de setembro, outras 29 localidades passarão pelo simulado.