Estudantes do ensino superior exercem nesta segunda-feira o mandato de vereador, no Legislativo de Caxias do Sul. Desde às 9h, 23 dos 27 inscritos no Programa Jovem Parlamentar participam da primeira edição da atividade promovida pela Câmara. Pela manhã, os participantes foram diplomados pelos vereadores, tendo à frente o presidente do Legislativo, Gustavo Toigo (PDT). Também prestaram juramento e elegeram a Mesa Diretora. A jornada parlamentar se estende até as 18h.
Duas chapas concorreram para o comando da Casa. Com 14 votos contra nove, João Jocemar Uez Prezzi, 22 anos, estudante de Direito, foi eleito presidente. Depois da eleição, os estudantes que desempenham o papel de vereadores por um dia reuniram-se na sala da presidência da Câmara. Eles falaram sobre as propostas que serão apresentadas, debatidas e votadas na sessão ordinária simulada que ocorre na tarde desta segunda-feira.
A criação do Mercado Público com instalação no prédio da antiga Maesa é uma das indicações que entrará em debate. Os temas propostos pelos estudantes são variados e enfocam, por exemplo, segurança, meio ambiente, transporte coletivo, infraestrutura, políticas urbanas, estacionamento para bicicletas, primeiros socorros e incentivos para a doação de órgãos.
O Programa Jovem Parlamentar busca estimular o envolvimento de jovens nas atividades legislativas, possibilitando aos acadêmicos a vivência por meio de uma jornada parlamentar.
Legislativo
Estudantes de ensino superior participam do projeto Jovem Parlamentar, em Caxias
Atividade se estende até o final da tarde desta segunda-feira na Câmara de Vereadores
GZH faz parte do The Trust Project