Com a ausência de seis vereadores, a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul aprovou por unanimidade, nesta quarta-feira, o projeto que prevê a aplicação de multa aos cidadãos flagrados descartando lixo nas ruas. O autor do projeto é o vereador Guila Sebben (PP).
A medida, que determina multa de cinco Valores de Referência Municipal (VRMs), ou R$ 124,65 (a VRM está em RS 24,93), a cada infração, depende da sanção do prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT) e precisará de regulamentação do município para que seja definida a fiscalização e o destino dos valores arrecadados com a punição. O Executivo terá 120 dias, após a publicação da lei, para esses encaminhamentos.
Para o vereador Renato Nunes (PRB), a punição deveria se estender aos políticos que, em época de campanha, suja as ruas com santinhos. Henrique Silva (PCdoB) destacou que a essência é a conscientização da população. Raimundo Bampi (PSB), Kiko Girardi (PT), Felipe Gremelmaier (PMDB), Mauro Pereira (PMDB), Jaison Barbosa (PDT), Arlindo Bandeira (PP) e Rafael Bueno (PCdoB) também se posicionaram a favor, mas acreditam ser difícil fiscalizar por completo essa lei.
Guila salientou que é dever da população zelar pelo meio ambiente. Zoraido Silva (PTB) frisou que essa lei precisa ser divulgada nas escolas por meio de folhetos explicativos para que as crianças se conscientizem desde pequenas.
Não participaram da votação os vereadores Flavio Dias (PTB), Edson da Rosa (PMDB), Washington Cerqueira (PDT), Denise Pessôa (PT), Rodrigo Beltrão (PT) e Virgili Costa (PDT).
A rotina de quem limpa a nossa sujeira
Duas vezes por dia, Anelusa Moreira, 31 anos, percorre a Avenida Júlio de Castilhos, da Rua Visconde de Pelotas até a Andrade Neves. Ida e volta. Funcionária da Codeca, ela é responsável pela varrição do trecho de seis quadras há cerca de dois meses. Ao longo de uma tarde, o lixo coletado enche um saco com capacidade para 100 litros.
Bitucas de cigarro predominam na coleta, além, naturalmente, de folhas caídas de árvores. Na sequência, aparecem papéis e sacolas plásticas. Alguns desses materiais voam das caçambas das calçadas, mas muitos são fruto do descaso da população.
Anelusa concorda com o projeto aprovado pela Câmara de Vereadores, prevendo multa para quem sujar as ruas. Diz que se sente indignada cada vez que vê alguém jogando lixo na área que ela acabou de varrer.
Nesta quarta-feira à tarde, o Pioneiro acompanhou a varredora no percurso de ida. Ela trabalha das 7h às 11h e das 13h às 17h. Varre a calçada, o meio fio e os canteiros.
- Em dia de pagamento, a sujeira aumenta. Nas segundas-feiras, têm mais sujeira -conta.
Às 15h30min, no ponto onde ela tinha iniciado o expediente da tarde (entre as ruas Visconde e Montaury), havia novamente propaganda de lojas, papéis de bala e copos plásticos no chão.