O município de Caxias do Sul terá dois representantes na corrida ao governo do Estado. Depois do ex-prefeito José Ivo Sartori confirmar sua pré-candidatura ao governo, em prévia partidária dia 15 de março, ontem a caxiense Abgail Pereira (PCdoB) foi oficializada pré-candidata a vice-governadora na chapa de Tarso Genro (PT).
De certa forma, o novo cenário político fez com que a rivalidade histórica entre PMDB e PT caxienses ultrapassassem os limites do município e ganhassem o Estado, já que uma representante comunista da cidade se juntou à chapa petista.
A briga entre peemedebistas e petistas começou nas eleições municipais de 1996, quando Pepe Vargas (PT) venceu Germano Rigotto. Quatro anos depois, Pepe se reelegeu derrotando Sartori no segundo turno numa das eleições mais disputadas, onde a vitória foi conquistada por diferença de apenas 824 votos.
O PMDB virou o jogo em 2004, quando o próprio Sartori derrotou na eleição municipal o PT de Marisa Formolo, hoje deputada estadual. E repetiu a dose em 2008, quando Sartori superou Pepe Vargas. Mesmo não envolvendo diretamente o mesmo partido, a rivalidade entre PMDB e PT permanece até hoje, já que o peemedebista elegeu em 2012 seu vice na coligação, o pedetista Alceu Barbosa Velho, que derrotou Marcos Daneluz (PT), à prefeitura.
As chapas com a participação dos caxienses serão validadas oficialmente nas convenções partidárias, previstas pela Justiça Eleitoral entre 10 e 30 de junho. Abgail tem 53 anos e é natural de Caxias do Sul. Já Sartori tem 66 anos, nasceu em Farroupilha, mas é radicado em Caxias do Sul.
O nome de Abgail foi sugerido pelo próprio Tarso Genro, por ter sido secretária de Estado do Turismo e pelo desempenho na eleição para o Senado, quando fez mais de 1,5 milhão de votos.
Abgail revela que a escolha também foi motivada por ser uma representante da Serra gaúcha e do segundo maior município do Rio Grande do Sul, com 465 mil habitantes, atrás apenas de Porto Alegre.
- Parte da decisão tem relação, sim, com a questão geográfica, pois represento uma região muito importante para o desenvolvimento do Estado, com grande contribuição na economia. Dessa forma, a Serra está representada na coligação - comenta a pré-candidata a vice Abgail Pereira.
Ela também ressalta que o fato de ser mulher contou para a decisão.
O pré-candidato do PMDB ao governo do Estado, José Ivo Sartori, optou por não comentar sobre a participação de mais uma caxiense na disputa eleitoral ao Piratini.
- Eu não tenho por hábito comentar a composição dos outros partidos, pois eles escolhem o que é melhor para eles.
Ao ser indagado da participação de mais um nome caxiense, o peemedebista respondeu:
- Acima de tudo, somos todos riograndenses.
Eleições 2014
Dois candidatos de Caxias do Sul estarão em chapas que disputarão o governo do Estado
Além de José Ivo Sartori, pré-candidato a governador, Abgail Pereira será vice de Tarso Genro (PT)
GZH faz parte do The Trust Project