Quatro partidos no país, de um total de 32 registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), estão embasados na doutrina republicana - Partido da República (PR), Partido Republicano Progressista (PRP), Partido Republicano Brasileiro (PRB) e o recém-criado Partido Republicano da Ordem Social (PROS). Os quatro estão formalizados em Caxias do Sul. Apenas o PRB possui representação na Câmara de Vereadores.
Na data em que se comemora a Proclamação da República, vale a pena conhecer um pouco do que pregam essas legendas, conforme seus estatutos em âmbito nacional. O PRP, por exemplo, diz que "é salutar e urgente que o governo substitua programas paternalistas como o Bolsa-Família por programas efetivos e corretivos capazes de reduzir as desigualdades e eliminar a pobreza e promover a dignidade humana". O PRP defende o fim da reeleição para cargos majoritários e mandatos de cinco anos para prefeitos, governadores e presidente da República.
Por sua vez, o PR define o concurso público como única forma de acesso a cargos na administração pública direta ou indireta, em qualquer nível. Mas pondera: "excetuam-se os cargos em confiança, que devem ser temporários, raros e perfeitamente justificados".
O PRB defende o direito político dos brasileiros, os direitos humanos e sociais com a construção de escolas, postos de saúde, hospitais e moradia, os direitos da criança, do adolescente, do idoso e a preservação do meio-ambiente. Prega a liberdade de expressão, os valores da família e que a administração pública deve estar a serviço dos interesses coletivos.
Já o PROS, o mais jovem dos partidos, com registro aprovado pelo TSE em 24 de setembro deste ano, tem como principal proposta a redução de impostos, defendendo que as altas cargas tributárias têm atrasado o desenvolvimento do Brasil e causado grande injustiça social.
Na eleição municipal do ano passado, o PRB elegeu um vereador, o também presidente do partido na cidade, Renato Nunes. Desde outubro, a bancada conta com o ex-tucano Daniel Guerra.
O PR e o PRP, participantes da aliança que elegeu o prefeito Alceu Barbosa Velho (PDT), compõem a administração em postos com a presença do presidente do PR, Adivandro Rech, secretário do Meio Ambiente, e do presidente do PRP, Cassiano Fontana, assessor técnico no Samae. O PROS está em formação, tendo à frente o ex-presidente do DEM, Odir Ferronatto.