A Justiça Eleitoral lançou na manhã desta sexta-feira a programação da Semana do Jovem Eleitor em Caxias do Sul. O objetivo da campanha é incentivar adolescentes de 16 e 17 anos, que têm voto facultativo, a se alistarem como eleitores. Em eleições anteriores, a mobilização ocorria próximo ao término do prazo para fazer o cadastro. Desta vez ano, a campanha foi antecipada.
- Como para essa faixa etária o voto é facultativo, o sujeito chegava no cartório perto do prazo final, via aquela fila imensa e acabava desistindo. Por isso, antecipamos o processo - explica o juiz coordenador das Zonas Eleitorais do município, Clóvis Moacyr Mattana Ramos.
Em Caxias, o percentual de jovens alistados é de 1,1% dos 319.750 eleitores cadastrados, enquanto a média nacional é de 2,07% do eleitorado, a metade da média nacional, portanto. Isso representa 3,5 mil jovens com idade entre 16 e 17 anos. A estimativa é de que mais de 15 mil jovens possam se alistar para votar antes da fase obrigatória, a partir dos 18 anos.
O lançamento da campanha ocorreu no plenário da Câmara, com representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Foram confeccionados títulos de três jovens do Colégio Estadual Henrique Emílio Meyer: Michele da Silva Rosa, Julia Trentin e Renata Menosso Dellazeri.
Na quarta-feira, haverá atendimento na comunidade de Criúva, em parceria com a Escola Estadual João Pilatti, das 14h às 17h. Na quinta-feira, a ação ocorre no Emílio Meyer, a partir das 10h.
O cadastramento segue até 7 de maio de 2014, dia do fechamento do cadastro eleitoral. Para fazer o título, basta procurar a Justiça Eleitoral portando um documento de identificação oficial com foto (ou certidão de nascimento) e comprovante de endereço atualizado. O título é um documento gratuito. O cartório eleitoral de Caxias fica na Rua Garibaldi, 596, Centro e funciona do meio-dia às 19h.
Jovens eleitores
Semana do Jovem Eleitor é lançada em Caxias do Sul
Município tem metade da média nacional de eleitores aptos a votar com menos de 18 anos
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: