Após reunir 35 mil pessoas nas ruas da cidade na última sexta-feira, o Anonymous Caxias, grupo que organizou a mobilização via Facebook, já tem uma próxima data para protestar. Nesta terça-feira, a partir das 17h30min, um novo levante está agendado para ocorrer durante a sessão da Câmara Municipal de Vereadores.
>> Brigada Militar credita ações de violência em protestos de Caxias a grupos da Capital
>> Confira uma galeria de fotos do protesto desta sexta-feira
>> Veja como foi o minuto a minuto da manifestação
>> Bento, Garibaldi e Vacaria promovem protestos sem tumulto
>> No dia seguinte à manifestação em Caxias do Sul, prejudicados arrumam estragos
>> Pelo menos 350 pessoas protestam na Câmara de Vereadores de Caxias na terça
Na última terça-feira, protesto semelhante já havia ganhado espaço no Legislativo. Um dos idealizadores do Anonymous Caxias, Milton Rossi, comenta que as principais reivindicações dessa mobilização são as mesmas da antiga: mudança do horário das sessões para as 18h e diminuição da tarifa do transporte público para R$ 2,50.
Até domingo, o evento contava com a confirmação de cerca de 350 pessoas pelo Facebook. Rossi lembra, porém, que o número pode ser bem superior, já que a manifestação de sexta-feira registrou aproximadamente 10 mil pessoas a mais do que o previsto na rede social:
- Normalmente ocorre o contrário, mais pessoas confirmam no Facebook do que realmente aparecem e, com a gente, aconteceu diferente. Por isso, o protesto de sexta excedeu e muito nossas expectativas.
Além da mobilização do Anonymous na Câmara, outro protesto sem ligação com o grupo está marcado para a próxima quinta-feira em frente ao Monumento ao Imigrante, na BR-116. Inicialmente agendado para esta segunda-feira, o evento foi transferido via Facebook pelos organizadores. A saída de Renan Calheiros da presidência do Congresso Nacional e o fim do foro privilegiado são algumas das reivindicações da manifestação.
Uma passeata contra as PEC's 37 e 33 também está agendada para a próxima quarta-feira. O ponto de encontro dos manifestantes, segundo consta no evento aberto no Facebook, será a Câmara de Vereadores, às 18h30min. O roteiro será divulgado na hora.
A missa das 18h30min da Igreja dos Capuchinhos desta segunda também irá abordar os recentes protestos. Conforme o Frei Jaime Bettega, já é praxe que no dia 24 de cada mês a celebração religiosa tenha como foco a paz. Em função disso, ele avisa que hoje o tema será abordado fazendo referência aos protestos:
- Embora as reivindicações sejam justas, é válido ressaltar que a paz não pode ficar distante da justiça.
Mais manifestações
Novos protestos devem ocorrer em Caxias nesta semana
A missa das 18h30min da Igreja dos Capuchinhos desta segunda também irá abordar as recentes manifestações
GZH faz parte do The Trust Project