É nas discussões em plenário, muitas vezes acaloradas, que os vereadores ganham mais visibilidade. Porém, o trabalho mais amplo para cumprir a missão de representante da população normalmente se dá fora dali. Nas comissões temáticas os parlamentares se dedicam a questões que têm mais afinidade e servem de intermediadores na solução de problemas do cotidiano.
Na Câmara de Caxias, são oito comissões permanentes, formadas por cinco vereadores cada uma. Exceto o presidente, cada vereador deve, por obrigação regimental, participar de pelo menos uma comissão. Os partidos políticos indicam os parlamentares para os grupos, que devem respeitar a proporção de representatividade partidária da legislatura (ou seja, um partido não pode dominar uma comissão, por exemplo).
Uma das principais funções dos grupos de trabalho é analisar os projetos de lei ou resolução, emitindo pareceres sobre o mérito da iniciativa. Além disso, mesmo que não tenham poder para resolver os problemas, deve dar acompanhamento e suporte para a população. Isso se dá, na maioria das vezes, através do diálogo com o Executivo.
As comissões também têm respaldo político da Mesa Diretora para convocar reuniões e audiências públicas, além de fiscalizar as atividades de cada área temática. Os grupos têm reuniões diárias semanais, que iniciarão quando o recesso parlamentar encerrar, em fevereiro.
A serviço da população
Comissões da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul podem auxiliar a população na solução de problemas
Trabalhos de oito grupos temáticos vai além da emissão de pareceres sobre projetos de lei
GZH faz parte do The Trust Project