Reuniões entre vereadores do bloco da situação começam a definir a Mesa Diretoria que será eleita no próximo dia 1º de janeiro e para os três anos seguintes. Na terça-feira os parlamentares praticamente definiram os partidos e a ordem em que ocuparão a presidência da Casa. As três siglas da situação que mais elegeram vereadores terão a presidência da Câmara, um ano cada.
Apesar de ter a atual presidência, o PMDB continuaria no cargo em 2013 porque o PDT, dono da maior bancada, já tem representatividade na chefia do Executivo. Entre os três vereadores peemedebistas, os mais cotados são Edson da Rosa e Mauro Pereira. Ao PDT, caberia a presidência no segundo ano, em 2014. Entre os cinco vereadores, nenhum desponta, por enquanto, como favorito.
Para o terceiro ano, o PTB deverá assumir com Zoraido Silva, eleito pela primeira vez em 1988 e que volta à Câmara agora. A presidência do último ano deve ficar com o PSB. Édio Eloi Frizzo, o mais experiente, deixaria a presidência do Samae e retornar ao legislativo no começo de 2016 para presidir a Câmara no último ano da legislatura. Ao PP caberá uma representatividade maior na formação da mesa e das comissões mais disputadas.
Legislativo
PMDB deve continuar na presidência da Câmara de Vereadores de Caxias do Sul em 2013
Parlamentares da situação negociam entre os cargos da Mesa Diretora e comissões
GZH faz parte do The Trust Project