Um dos passatempos preferidos da candidata a vice-prefeita de Caxias do Sul pelo PT, Justina Onzi, 57 anos, é passear pelo Parque dos Macaquinhos. Ela ajudou a pensar a revitalização da área verde quando integrou a administração de Pepe Vargas.
Hoje, ela vê o parque como lugar de paz, de meditação. Tal tranquilidade também é fonte inspiradora do projeto de governo que pretende implantar se eleita com Marcos Daneluz.
Justina começou a se destacar na política no final dos anos 1980. Contribuiu na campanha a prefeito do padre Roque Grazziotin, em 1988, e foi peça fundamental na vitória de Pepe Vargas, em 1996.
Tanto empenho lhe rendeu o convite para a assumir a Secretaria da Saúde em 1997. A seu favor contava a experiência no Instituto de Previdência Social do Município (IPAM) e a municipalização do Sistema Único de Saúde em Feliz.
A nomeação rendeu críticas porque a classe médica não aceitava alguém com outra formação à frente da pasta. Mas a mulher provou sua capacidade. Na segunda gestão de Pepe, Justina compartilhou a secretaria de Saúde com o cargo de vice-prefeita. Diz ter inaugurado 10 novas UBSs e reformado oito postinhos.
- Assumimos o desafio da municipalização da saúde. Se faltou dinheiro em outras áreas é porque mandávamos tudo para a saúde - conta.
Com fim do mandato, ela voltou para o IPAM, onde se aposentou há quatro anos. Justina diz ter aceitado o desafio de se candidatar para dar continuidade a um projeto que almeja desde a juventude.
_ Aposto muito na ideia Cidade em Paz. São políticas públicas fortes e competentes com prioridade para a população mais pobre. A infância protegida é o primeiro passo. Meu outro sonho é fazer com os jovens do campo possam permanecer lá. O governo precisa viabilizar esses recursos.
Leia a matéria completa na edição impressa.
Eleições 2012
Conheça Justina Onzi, candidata a vice-prefeita de Caxias do Sul pelo PT
Assistente social concorre a vaga ao lado de Marcos Daneluz
Adriano Duarte
Enviar emailGZH faz parte do The Trust Project