Na reportagem desta semana da série A Pergunta É, os cinco candidatos a prefeito de Caxias do Sul apresentam suas propostas para tentar reduzir o número de acidentes com pedestres na BR-116 e nas perimetrais que atravessam a cidade. Desde 2007, 18 pessoas perderam a vida em acidentes nos trechos urbanos das estradas.
Veja o que eles prometem:
Alceu Barbosa Velho (PDT)
Vamos ampliar o investimento para construir passarelas, segundo critérios técnicos. Onde o estudo de fluxo indicar sua necessidade, havendo condições topográficas, área física disponível e não existindo semaforização, as passarelas serão implantadas. Nas perimetrais, usaremos recursos próprios e de programas de financiamento. Na BR-116, faremos mediante licenciamento conjunto do governo federal e com recursos de ambas as esferas de governo, federal e municipal.
Assis Melo (PCdoB)
O ato de administrar é também o de priorizar os investimentos. Nesse sentido, somos a favor do desenvolvimento, porém respeitando vidas. Todos têm conhecimento de minha luta para que fosse construída a passarela no São Ciro. Após conseguir o recurso através de emenda da deputada Manuela D'Ávila e conseguir a liberação do Ministério do Transporte para a construção, coube à prefeitura conduzir o processo licitatório. Reafirmo meu compromisso em construir as passarelas nos trechos mais críticos, entre a Av. São Leopoldo e a região de Ana Rech. Com bons projetos, recursos federais e vontade política, é possível construir pelo menos duas passarelas. Mas ainda há de se fazer a duplicação entre a rótula da Perimetral Sul e o acesso ao bairro Planalto. E prevemos a construção de um viaduto no acesso ao bairro Desvio Rizzo, dando fluidez ao trânsito, abrindo passagem sobre a RS-122.
Luís Fernando Possamai (PSOL)
No governo do PSOL construiremos passarelas nos trechos de maior complexidade para o trânsito de pessoas na BR-116, entre Ana Rech e Vila Cristina, incluindo o trecho da Avenida São Leopoldo, objeto do questionamento; nas perimetrais, nos trechos entre Forqueta, Desvio Rizzo até a entrada da Cidade; e na Rota do Sol, no perímetro urbano de Caxias do Sul até, pelo menos o distrito de Vila Seca, com o objetivo de salvar vidas. A quantidade de passarelas será definida pelos técnicos, mas, certamente, serão construídas tantas passarelas quantas forem apontadas pelos estudos técnicos. Serão retirados recursos da economia que faremos com a redução de 50% dos 316 cargos de CC e da redução de 70% da verba de publicidade do município, cujo valor estimado aproximado de economia por será de mais de R$ 25 milhões.
Marcos Daneluz (PT)
Num primeiro momento, construiremos cinco passarelas, nas proximidades da entrada do Bairro Planalto, na entrada do Bairro Cruzeiro, no acesso à UCS, próximo a Agrale e na entrada do Bairro Serrano. Para isso, vamos municipalizar os trechos urbanos da BR-116 e da Rota do Sol, buscando a devida contrapartida dos governos estadual e federal, para que o município tenha o domínio e possa buscar esta e outras soluções para o trânsito da nossa cidade. Para tanto utilizaremos recursos próprios do município e recursos de projetos que encaminharemos ao governo federal. Outras intervenções para melhorar o transporte e mobilidade urbana serão objeto de estudo e planejamento na elaboração do Plano de Transportes e Mobilidade Urbana da Cidade.
Milton Corlatti (DEM)
Consta no nosso plano de governo a construção de passarelas na encruzilhada de Ana Rech, acesso à UCS, entrada do bairro Desvio Rizzo, Monumento ao Imigrante e Bairro Planalto. Essas construções se darão através de projetos técnicos consistentes com a captação de recursos junto às esferas governamentais (federal e estadual). Mas, além disso, entendemos que só a construção de passarelas não é suficiente para diminuir os problemas de mobilidade urbana. No nosso plano de governo consta o projeto Cidade Inteligente, que prevê o uso das ferramentas e tecnologias digitais. Através de câmeras de vídeos poderemos fazer um monitoramento mais eficaz do trânsito em nossa cidade.
A Pergunta É
Candidatos a prefeito de Caxias do Sul prometem construir passarelas para pedestres na BR-116
Nos últimos cinco anos, 18 pessoas morreram vítimas de atropelamentos na rodovia
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