Os cinco candidatos de Bento Gonçalves iniciam nesta segunda-feira uma série que irá mostrar quais são as prioridades dos concorrentes às prefeituras das cinco principais cidades da região, excluindo Caxias do Sul. Em Bento, a saúde é o principal assunto na agenda dos cinco candidatos.
Na oposição, quatro concorrentes prometem melhorias no atendimento da rede básica, enquanto o atual prefeito tenta a reeleição propondo a conclusão do Hospital do Trabalhador.
Adroaldo Dal Mass, do DEM, elenca entre as ações emergenciais, a serem implantadas nos primeiros 60 dias de governo, a recolocação de médicos nos postos de saúde. A abertura de um novo Pronto Atendimento 24 horas exclusivamente municipal, no Bairro São Roque, é meta para o primeiro ano de governo, caso seja eleito.
Para Elmar Cainelli, do PSC, garantir médicos que atendam oito horas diárias nos postos de saúde é meta para o primeiro ano de mandato. No mesmo período, Guilherme Pasin, candidato pelo PP, quer iniciar o processo de implantação de um pronto atendimento 24 horas na região do bairro São Roque.
A meta imediata de Juarez Piva (PDT) é estabelecer um plano de cargos e salários para melhorar a remuneração dos profissionais da área da saúde. O atual prefeito, Roberto Lunelli (PT), quer concluir o Hospital do Trabalhador e torná-lo referência em atendimento pelo SUS.
As propostas dos cinco candidatos para as outras áreas estão na edição impressa do Pioneiro desta segunda-feira. Durante esta semana também serão publicadas as prioridades dos concorrentes às prefeituras de Farroupilha, Flores da Cunha, São Marcos e Vacaria.