O racha no PP de Caxias do Sul ainda pode reverter o rumo do partido nas eleições deste ano. Desde a reunião no diretório, no sábado, que definiu o apoio à candidatura de Alceu Barbosa Velho (PDT), integrantes descontentes com a decisão mantém conversas informais na expectativa de mudar a decisão na convenção partidária, em junho.
O movimento ganha força com a adesão do ex-presidente da sigla Ricardo Golin, descontente com o enfraquecimento do PP, que ameaça se desfiliar do partido. Golin critica a postura dos favoráveis da coligação com a situação, com vistas à preservação de cargos comissionados na prefeitura.
- Eu respeito a posição dessas pessoas que têm CC na prefeitura porque, do contrário, ficam sem emprego até o dia 31 de dezembro (porque teriam de deixar os cargos atuais). Mas quem não está lá, quer que o partido cresça de verdade - defende o ex-presidente progressista.
O movimento interno para mudar o rumo do partido contaria até com dissidentes de partidos como PT e PCdoB. Com a reviravolta, o PP teria duas opções para indicar o nome do vice-prefeito: em uma coligação com o PT, com quem chegou a conversar à época em que o pré-candidato era Pepe Vargas, ou para o PCdoB, partido que os progressistas provavelmente aprovarão na eleição em Porto Alegre.
Eleições 2012
Apesar de decisão do diretório, progressistas de Caxias do Sul tentam reverter coligação
Integrantes descontentes do PP mantêm conversas informais para mudar rumo na convenção partidária
GZH faz parte do The Trust Project