Foi lançada na manhã desta quinta-feira (14), no Sindilojas Caxias, a Operação Black Friday com o objetivo de reforçar a segurança na área central da cidade. A ação segue até o dia 30.
Márcia Costa, vice-presidente do Sindilojas, afirma que o volume de compras aumenta muito neste período do ano em função do 13º salário e das datas comemorativas.
— Nesta época há maior circulação de dinheiro e de pessoas na rua. Então, o papel do Sindilojas é orientar e promover ações que permitam que o lojista esteja atento — diz, reforçando ainda que a entidade pretende fazer campanhas virtuais e palestras de orientações aos lojistas associados.
O comandante da Brigada Militar (BM), Ricardo de Moreira Vargas, falou sobre os números da segurança pública de Caxias, chamando a atenção para a queda no número de homicídios, de 51% em comparação com o ano passado. Ele também destacou a queda no número de roubos a pedestres (36% no acumulado dos últimos 12 meses) e de roubo a estabelecimento comercial (queda de 54% nos últimos 6 meses). Os números, segundo Vargas, embasam as estratégias adotadas durante a operação:
— O reforço policial de 79 soldados recém-formados será uma das novidades este ano. O grupo que estagiaria na Capital foi designado para Caxias, onde trabalhará no policiamento ostensivo até o final do ano. Eles vão estar próximos da comunidade, ao alcance do cliente ou do lojista.
Vargas explica que todo o efetivo policial é designado para a operação nesta época, mas claro, sem deixar de atender às demais ocorrências da cidade. Até o dia 30, os PMs serão destinados para pontos e horários com maior concentração de pessoas. As câmeras do Centro Integrado de Operações de Caxias do Sul (Ciop) também serão utilizadas para coibir ações criminosas.
O telefone da BM, o (54) 98414-1178, ficará à disposição para denúncias de suspeitos que estejam circulando pelo comércio caxiense neste período.
A Operação Black Friday também conta com o apoio da CDL Caxias, CIC Caxias e Sindigêneros, além da participação de órgãos de segurança como Polícia Rodoviária Estadual, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e CRPO Serra, Guarda Municipal e da prefeitura.