Máquinas que atuam na desobstrução da RS-437, entre Vila Flores e Antônio Prado, foram saqueadas na noite de terça-feira (7). Cinco retroescavadeiras foram deixadas no local durante a noite e três foram furtadas. A prefeitura contabilizou que seis baterias foram levadas (são duas baterias por máquina), além de rádios e cabos. Peças foram danificadas para que os criminosos tivessem acesso às baterias, e os vidros quebrados com pedras.
Segundo a assessoria do município de Vila Flores, cerca de cinco horas de serviço foram perdidas na manhã desta quarta-feira (8), até que as peças fossem repostas, com recursos da própria prefeitura. Duas das máquinas que foram saqueadas são da prefeitura e a terceira é contratada para suprir a demanda. Nas redes sociais, a prefeitura divulgou fotos do crime e lamentou o ocorrido:
"Cenas lamentáveis na RS-437. Estamos arrasados, pois o crime só retarda o desbloqueio da estrada. Necessitamos da ligação entre Vila Flores e Antônio Prado livre para beneficiar a região", diz trecho da publicação.
O caso está com o a Polícia Civil de Veranópolis, e está sendo investigado pelo delegado Tiago Baldin. Ele afirma que orientou a prefeitura a retirar as máquinas do local enquanto não estiverem trabalhando, especialmente à noite, para evitar novos furtos.