Gramado conta, a partir desta sexta-feira (12), com uma Sala das Margaridas, espaço especializado no atendimento de mulheres vítimas de violência doméstica. Ela ficará no prédio da Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA), que está em funcionamento desde o final do ano passado, mas será inaugurado oficialmente nesta tarde com a presença do vice-governador Gabriel Souza (MDB).
Esta é 82ª Sala das Margaridas instalada no Rio Grande do Sul e, em Gramado, fica na Rua João Carniel, 525, no bairro Carniel. De acordo com o delegado regional de Gramado, Gustavo Barcellos, nesse momento não chegará nenhum delegado para atuar de forma exclusiva na Sala das Margaridas.
— É uma sala com ambiente mais acolhedor, que busca trazer um certo conforto para as vítimas de violência doméstica, vítimas de violência sexual — contextualiza Barcellos.
DPPA agiliza os serviços da polícia
De acordo com o delegado, foram investidos R$ 200 mil para reformas no prédio que agora abriga a DPPA, e que antes era a sede da 2ª Delegacia de Polícia Regional do Interior (DPRI), que desde o ano passado está na Avenida Borges de Medeiros, 3.232, no Centro.
Barcellos detalha que ter uma DPPA na cidade dá mais agilidade ao atendimento dos crimes. Além de Gramado, ela também é base de plantão para Canela, Nova Petrópolis e Picada Café. E há expectativa para que no futuro também atenda Cambará do Sul e São Francisco de Paula.