Rafael da Silva Santos, 33 anos, foi condenado nesta sexta-feira (26) pelo Tribunal do Júri da Comarca de Vacaria por matar a ex-companheira a facadas na presença dos filhos da vítima. A pena foi fixada em 32 anos e cinco meses de prisão em regime fechado.
Samara da Silva Amaral, 22, foi assassinada em casa, na Rua Senador Raul Pila, no bairro Barcelos, no dia 28 de março do ano passado.
Conforme a decisão do julgamento, presidido pelo juiz Fernando Gustavo Meireles Baima, a condenação foi pelo crime de homicídio qualificado por motivo torpe, mediante emprego de recurso que impossibilitou a defesa da vítima, e contra mulher por razões da condição de sexo feminino. Além disso, houve o agravante de ter sido cometido na presença dos filhos de Samara.
Relembre o caso
Segundo a denúncia do Ministério Público (MP), na manhã do dia 28 de março de 2023, por volta das 10h45min, Samara estava lavando e secando a louça na cozinha quando Santos invadiu o local e desferiu golpes de faca. A mulher não teve qualquer possibilidade de fuga ou reação.
A vítima, que tinha medida protetiva contra o ex-companheiro, chegou a ser encaminhada ao Hospital Nossa Senhora da Oliveira, onde morreu. Depois do crime, Santos fugiu.
Ainda conforme o MP, o homem não aceitava o fim do relacionamento com a vítima, assim como não aceitava que Samara estivesse se relacionando com outra pessoa.