Nesta terça-feira (16) ocorre o julgamento de cinco réus, na 1ª Vara Criminal de Caxias do Sul, acusados de matar Aceves Borba dos Santos em 4 de agosto de 2006. O crime ocorreu no bairro Diamantino em Caxias do Sul. Vão a júri Antonir Tavares da Silva, Frank Eduardo Bianchi, Guilherme Aldoir Quinteiro de Paula, Santo Clacy Batista e Rodrigo de Freitas.
Deste mesmo caso, já ocorreu em 2023 o julgamento de Carlos Eduardo Della Valle da Silva, que foi condenado a 26 anos de prisão. Della Valle morava com a vítima e teria auxiliado a entrada dos assassinos na casa. Lisandro Castilhos Siqueira também foi denunciado pelo crime, mas morreu em fevereiro do ano passado.
O crime, segundo o MP
De acordo com a denúncia do Ministério Público (MP), Silva, Bianchi, Paula, Batista e Freitas teriam contratado um homem, que não foi identificado, mas era conhecido como "Cissinho", para matar Santos. O grupo teria prometido pagamento a Silva, que morava com a vítima, para que ele facilitasse a entrada dos executores na moradia.
No dia do crime, segundo MP,a vítima foi morta no quarto, a tiros. A motivação para o crime seria a disputa por venda de tráfico de drogas na região do bairro Diamantino.