Uma ação policial toma as ruas de Veranópolis na manhã desta terça-feira (26). Batizada de Vendeta, que significa vingança, a operação mira na prisão de envolvidos nos dois homicídios registrados em 2024 na cidade. Com 50 policiais civis e 10 viaturas, a Polícia Civil prendeu quatros pessoas, sendo dois homens que eram alvo de mandado de prisão preventiva, e um casal preso em flagrante por tráfico de drogas. Os presos são apontados como sendo o atirador e o piloto da motocicleta usada para cometer o segundo homicídio deste ano.
De acordo com o delegado Tiago Baldin, os assassinatos estão relacionados, sendo que o segundo ocorreu como vingança ao primeiro. O primeiro crime ocorreu no dia 17, quando João Vitor Camargo Dias, 22 anos, foi morto a tiros na área central de Veranópolis. Dois dias depois, Alisson Issac da Costa, 17, foi morto a tiros no bairro Renovação.
Segundo Baldin, Dias foi morto por um adolescente de 17 anos, após um desentendimento, quando ele saía de uma formatura. O delegado esclarece que tanto a vítima, quanto o adolescente infrator, tinham envolvimento com organizações criminosas:
— Esse adolescente, autor de ato infracional análogo a homicídio, teria saído em defesa da companheira da vítima (Dias) em um dia que o casal se desentendeu.
O adolescente fugiu, sendo que, conforme a Polícia Civil, dois dias depois, dois homens foram vingar a morte de Dias. Naquela madrugada, o adolescente estava sentado em um banco da praça acompanhado de Costa. Dois homens chegaram ao local em uma motocicleta e um deles atirou diversas vezes em direção à dupla. Os tiros atingiram da Costa, que morreu no local. O alvo do crime era o outro adolescente da mesma idade e que não se feriu.
—Naquela madrugada foi feita uma emboscada para o adolescente, só que os autores não contavam que ele estaria com outro adolescente da mesma idade na pracinha onde cometeram o crime. O alvo acabou conseguindo fugir.
Os investigadores levantaram provas durante a última semana para solicitar ao Poder Judiciário e ao Ministério Público o mandado de internação do adolescente apontado como autor do crime. Também solicitaram os pedidos de prisão preventiva dos envolvidos na segunda morte. O adolescente infrator, segundo o delegado, está foragido:
— Nós cumprimos mandado de busca e apreensão nas duas casas em que o adolescente poderia estar e constatamos que ele fugiu. Ele está com o mandado de internação em aberto a ser cumprido, é considerado adolescente foragido da justiça.
A Policia Civil de Veranópolis conta com o apoio de policiais de Garibaldi, Carlos Barbosa, Bento Gonçalves, Farroupilha, Nova Prata e Cotiporã.