Guarda Municipal (GM), Brigada Militar (BM), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Polícia Civil (PC) de Vacaria contam com um reforço tecnológico para o controle da segurança pública. Uma central de videomonitoramento com 577 câmeras foi inaugurada nesta segunda-feira (18), na sede da Guarda. Dessas, 545 são câmeras fixas que ficam instaladas em prédios públicos do município e outras 32 são Speed, ou seja, podem movimentar o enfoque das imagens e estão instaladas em pontos estratégicos de Vacaria. As telas de monitoramento ficam na Guarda, mas os demais órgãos de segurança receberam um link que dá acesso 24 horas por dia às imagens.
O secretário de Segurança Pública, Antônio Máximo Rocen, explica que, em 2009, Vacaria recebeu uma verba federal e instalou 25 câmeras na cidade. Contudo, com o passar do tempo, aquela tecnologia ficou ultrapassada e os equipamentos foram estragando. Nesta atual gestão, a prefeitura criou o projeto para a implantação de uma central de videomonitoramento. As câmeras foram adquiridas com recursos da prefeitura, que até o momento já custeou cerca de R$1,6 milhão. Um empresa terceirizada, contratada por meio de licitação, é quem presta o serviço de instalação e manutenção.
— A gente colocou as câmeras em pontos que têm maior violência, que ocorrem mais situações de trânsito, em bairros mais movimentados. Tem duas na BR-116 e uma na BR-285 que ajudam a fazer uma espécie de cercamento eletrônico — descreve Rocen.
Tecnologia compartilhada
A Guarda Municipal de Vacaria conta com 101 servidores, que trabalham de forma escalonada na central e nas ruas. Além de preservar a segurança do patrimônio público, a Guarda tem convênio com o Governo do RS para atuar no trânsito e apoiar os demais órgãos de segurança em operações. Rocen salienta que as câmeras instaladas nos prédios públicos têm um sensor que indica a presença de criminosos, alertando a equipe da central sobre essa invasão. Já as câmeras Speed podem auxiliar na resolução de situações envolvendo ocorrências de trânsito, de crimes e em ações preventivas. Todas já estão instaladas e em pleno funcionamento.
— Cada órgão nos passou uma lista de servidores que vão atuar (na sala). A empresa do sistema criou um link com login e senha para que eles tenham um acesso, então, por exemplo, se a Civil precisar de uma imagem para investigar um crime não vem até a sede da Guarda, eles têm acesso lá na polícia mesmo.
Rocen afirma que já está definido um projeto de ampliação da quantidade de câmeras Speed, até o final de 2024 serão instalada instaladas 50 câmeras em Vacaria.