Uma briga entre vizinhos resultou em um homicídio na madrugada desta segunda-feira (9), em Caxias do Sul. O crime aconteceu por volta das 1h50min, na Rua Silvio Mondin, no bairro Planalto. Natural de Santigo, a vítima foi identificada como Felipe Rodrigues Ribeiro, 32 anos. O homem foi morto na frente dos dois filhos, que são adolescentes. A suspeita da Polícia Civil, é que o autor do golpe que levou o homem à morte é um adolescente. Ninguém foi preso até o momento.
De acordo com informações da Brigada Militar (BM), a polícia foi informada via 190 sobre uma briga naquele endereço. Ao chegar ao local, a equipe da BM encontrou Ribeiro caído no chão. Ainda conforme relato de testemunhas do crime à polícia, ele foi atingido por golpes de arma branca pelos vizinhos da casa ao lado, e morreu no local.
Segundo o delegado Rodrigo Bernardes de Assis, não está claro com qual objeto Ribeiro foi ferido, mas acredita-se que pode ter sido uma machadinha. Ele explica que, pelas informações iniciais, havia desentendimentos antigos entre os vizinhos e a vítima. O delegado relata que cerca de cinco a seis pessoas, entre elas mulheres e ao menos um adolescente, foram até a moradia e começaram a jogar pedras na janela.
— Ao realizar contato com testemunhas, a gente obteve a informação de que a vítima tinha sido alvejada por vizinhos. São vizinhos próximos da casa ao lado, e havia desavenças antigas e discussões relativas a barulho e questões religiosas. Esses vizinhos ingressaram na residência, retiraram o homem de lá e começaram a agredir a vítima, até que em um momento foi desferido um golpe na cabeça com instrumento com características de uma machadinha — explica ele.
O delegado ressalta que os filhos de Ribeiro presenciaram o crime:
— A vítima tentou se defender, e tem várias lesões de defesa na mão direita e tem sinais de lutas corporais, mas ele acabou morrendo no local. Há informações de que, dentre esses indivíduos que teriam realizado o homicídio, o que teria desferido o golpe seria um menor de idade. Essas são as informações preliminares que nós temos e estão ainda a ser confirmadas no curso da investigação.
Todos os envolvidos no crime fugiram do local, sendo que a casa dos vizinhos estava aberta e vazia quando a polícia chegou até o endereço. Eles já foram identificados pelas autoridades. Ainda conforme a BM, a vítima tem antecedentes criminais por lesão corporal, ameaça, furto arrombamento à residência, desobediência, dano, disparo de arma de fogo e injúria.