Uma briga generalizada resultou em uma morte e deixou três feridos na Rua Ludovico Cavinatto, no estacionamento do Parque Mário Bernardino Ramos (Pavilhões da Festa da Uva), em Caxias do Sul. Ele foi identificado como Henriqui Holanda dos Santos, 21 anos.
De acordo com a Polícia Civil, a briga teria começado por volta das 3h30min desta quarta-feira (20) no pórtico do parque e seguido até as cancelas, onde Santos morreu esfaqueado. Ele foi atingido por uma facada na região do peito. Os feridos foram encaminhados para atendimento médico em hospital da cidade. As imagens das câmeras de segurança já estão com a polícia, que analisa as circunstâncias do crime para apurar a autoria do homicídio.
No interior dos pavilhões ocorre a programação da Semana Farroupilha. Ainda no sábado (16), circularam nas redes sociais vídeos de outra briga dentro do Pavilhão 1. A confusão levou a 25ª Região Tradicionalista a publicar uma nota de esclarecimento na segunda-feira (18).
Confira a nota
A Comissão Organizadora vem prestar os seguintes esclarecimentos em relação ao vídeo que está circulando nas redes sociais, sobre o ocorrido no sábado, dia 16/09/2023, nos pavilhões da Festa da Uva, durante a realização dos Festejos Farroupilhas.
Os Festejos Farroupilha de Caxias do Sul, é o segundo maior evento da cidade, ficando atrás, somente da Festa Nacional da Uva, sendo que ocorre apenas de dois em dois anos, portanto, neste ano de 2023, os Festejos Farroupilhas é o maior evento popular do município.
De acordo com um vídeo que está circulando pelas redes sociais, uma discussão acabou por transformar-se em um ato de violência entre alguns cidadãos que participavam do Baile a Moda Antiga do dia 16/09/2023 (sábado).
A Comissão Organizadora lamenta o ocorrido e empreende as seguintes providências:
⦁ Fica estritamente proibida a entrada em Shows e Bailes de indivíduos portando facas e/ou qualquer outro tipo de armas;
⦁ Aumento efetivo de Seguranças Contratados;
⦁ Aumento efetivo da Brigada Militar
A Comissão organizadora esclarece ainda que é de conhecimento geral a proibição de uso de armas, inclusive facas, em ambientes públicos, conforme amplamente divulgado.
A comissão organizadora registra ainda que censura qualquer ato de violência e, informa que tomando conhecimento dos envolvidos, tomará as devidas providências.
A comissão organizadora agradece ao Sub-comandante de 12º BPM, Major Chesani, o pronto atendimento e o apoio do 12° BPM, nas relativas a segurança da comunidade presente no evento.