Dois homens, de 23 e 27 anos, foram presos na manhã desta quarta-feira (20) pela Brigada Militar de Caxias do Sul. Eles são suspeitos de envolvimento no homicídio de Henriqui Holanda dos Santos, 21 anos, que levou uma facada no peito e morreu na madrugada desta quarta. Outras três pessoas ficaram feridas na briga generalizada que aconteceu por volta de 3h30min na área externa dos pavilhões da Festa da Uva. De acordo com a Polícia Civil, a briga teria começado no pórtico do parque e seguido até as cancelas do estacionamento.
O suspeito de 23 anos foi localizado Avenida Dr. Mário Lopes, no bairro Centenário, e o de 27 estava na Rua Pedro Viezer, no bairro Presidente Vargas. De acordo com a Brigada Militar, após analisar imagens das câmeras de monitoramento do local e conversar com testemunhas, a dupla foi identificada. Com eles foram apreendidos uma arma de fogo, entorpecentes, uma balança de precisão, dinheiro e dois celulares. Ambos já tinham diversas passagens pela polícia, dentre elas homicídio, roubos, tráfico de entorpecentes e lesão corporal.
Henriqui era natural de Alegrete. Ele está sendo velado na Igreja Assembleia de Deus de Madureira, do bairro São Vitor Cohab, até as 22h e será sepultado no cemitério da cidade natal.
Segurança dos Festejos é privada
O comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar de Caxias, tenente-coronel Ricardo Vargas, explica que o evento da Semana Farroupilha nos Pavilhões é responsabilidade de uma segurança privada, que conta com apoio da Brigada Militar em determinados horários da programação:
— O evento nos pavilhões possui cobrança de ingresso, tanto nos estacionamentos, quanto para o acesso aos bailes e shows. Para esses locais os organizadores contrataram segurança privada. A Brigada Militar realiza o policiamento ostensivo nas imediações e com permanência fixa nos Pavilhões em dias de baile e shows, sempre em contato com a organização do evento e com o responsável pela segurança privada, que informam o horário de encerramento das atividades.
Vargas salienta ainda que nesta madrugada, no momento da confusão, a Brigada Militar estava com um ponto fixo na saída do Pavilhão 2, onde ocorrem os shows. Naquele horário as guarnições acompanhavam a saída do público e o deslocamento deles até as saídas do Parque. Porém, segundo o comandante, o grupo que se envolveu na confusão " não saiu juntamente com o grande público". A Brigada Militar e a Polícia Civil não divulgaram se os envolvidos no crime participaram da programação dos Festejos Farroupilhas, ou apenas se aglomeravam no entorno dos pavilhões, em uma espécie de evento paralelo.
Segundo Vargas, até domingo, quando ocorre o encerramento das atividades no Parque Mário Bernardino Ramos, a Brigada Militar estará presente fazendo o policiamento ostensivo e com ponto base no estacionamento:
— Ressalto que pelo tamanho do perímetro não conseguimos estar constantemente presentes em todos os locais.
25ª Região Tradicionalista
A reportagem do Jornal Pioneiro tentou contato com o coordenador da 25ª Região Tradicionalista, Rodrigo Ramos, para receber mais detalhes sobre a segurança do local. Contudo, até o fechamento desta, não recebeu retorno. Ainda no sábado (16), circularam nas redes sociais vídeos de outra briga dentro do Pavilhão 1. A confusão levou a 25ª Região Tradicionalista a publicar uma nota de esclarecimento na segunda-feira (18).
Confira a nota
A Comissão Organizadora vem prestar os seguintes esclarecimentos em relação ao vídeo que está circulando nas redes sociais, sobre o ocorrido no sábado, dia 16/09/2023, nos pavilhões da Festa da Uva, durante a realização dos Festejos Farroupilhas.
Os Festejos Farroupilha de Caxias do Sul, é o segundo maior evento da cidade, ficando atrás, somente da Festa Nacional da Uva, sendo que ocorre apenas de dois em dois anos, portanto, neste ano de 2023, os Festejos Farroupilhas é o maior evento popular do município.
De acordo com um vídeo que está circulando pelas redes sociais, uma discussão acabou por transformar-se em um ato de violência entre alguns cidadãos que participavam do Baile a Moda Antiga do dia 16/09/2023 (sábado).
A Comissão Organizadora lamenta o ocorrido e empreende as seguintes providências:
⦁ Fica estritamente proibida a entrada em Shows e Bailes de indivíduos portando facas e/ou qualquer outro tipo de armas;
⦁ Aumento efetivo de Seguranças Contratados;
⦁ Aumento efetivo da Brigada Militar
A Comissão organizadora esclarece ainda que é de conhecimento geral a proibição de uso de armas, inclusive facas, em ambientes públicos, conforme amplamente divulgado.
A comissão organizadora registra ainda que censura qualquer ato de violência e, informa que tomando conhecimento dos envolvidos, tomará as devidas providências.
A comissão organizadora agradece ao Sub-comandante de 12º BPM, Major Chesani, o pronto atendimento e o apoio do 12° BPM, nas relativas a segurança da comunidade presente no evento.