Dois homens, 23 e 37 anos, foram presos em Caxias do Sul, na noite de domingo (30), após realizarem um sequestro relâmpago de duas adolescentes. Segundo a Brigada Militar (BM), eles também teriam cometido diversos roubos no mesmo dia.
De acordo com a polícia, a sequência de crimes cometidos pela dupla teria iniciado com o roubo de um celular de uma adolescente, 14 anos, na Rua Antônio Rigon, no bairro Salgado Filho, por volta das 19h30min. Um dos homens estaria armado.
Logo depois, eles teriam abordado outras duas adolescentes de 16 anos. Às 20h, um homem contatou a Brigada porque a filha teria sido sequestrada. Segundo a BM, ele teria recebido uma ligação, informando o fato e exigindo pagamento de resgate. O homem teria realizado a transferência e não teria conseguido mais contato com a filha. Nem o valor nem o endereço da abordagem da adolescente foram informados.
Versão um pouco diferente tem a Polícia Civil. O delegado plantonista, Rodrigo Bernardes de Assis, explica que o caso é considerado como restrição de liberdade seguido de extorsão - conhecido também como sequestro relâmpago -, pois a ação teve curto período de duração. Uma das adolescentes teria sido coagida a fazer uma transferência bancária, pois não tinha celular para entregar aos bandidos, o que caracteriza a extorsão. Para isso, ela entrou em contato com a mãe, pedindo para fazer um Pix. O valor transferido foi de R$ 200.
Em outro bairro, o Rio Branco, meia hora depois, ocorreu um assalto em uma hamburgueria, que fica na Rua Luís Burato. O crime teria sido praticado pela mesma dupla. Um vídeo de câmera de monitoramento do estabelecimento mostra um homem, usando boné e portando um revólver, entrando no local. Uma mulher de capuz o acompanha. Havia clientes em uma mesa, que, inicialmente, não reagem à ação. Minutos depois, o homem armado dispara em direção ao balcão, atingindo a mão do proprietário, que não teve ferimentos graves. Uma das adolescentes, que teria tido a liberdade restrita temporariamente teria sido obrigada a participar da ação, ficando responsável por recolher os celulares dos presentes.
Após a sequência de crimes, a Brigada iniciou as buscas e encontrou os homens. Houve uma perseguição e a dupla foi presa na Rua Natal Rech, no bairro Esplanada. No veículo onde estavam, também foram encontradas as vítimas do suposto sequestro relâmpago, um revólver calibre .38, 12 munições e diversos objetos possivelmente roubados. Na delegacia da Polícia Civil, eles foram ligados a, pelo menos, 10 roubos, considerando o total de vítimas.
Segundo a BM, o preso de 37 anos tinha antecedentes por tráfico, porte ilegal de arma, roubo a estabelecimento comercial, receptação e foi três vezes acusado de homicídio. Já o preso de 23 anos, tinha antecedentes por receptação. Os nomes não foram divulgados pela polícia.