A Guarda Municipal (GM) de Caxias do Sul realiza a primeira edição do ano da Operação Bairro Seguro. A ação ocorreu na tarde desta quinta-feira (26), no Serrano. Na operação, agentes da força de segurança e da Fiscalização de Trânsito ocupam os principais pontos de entrada e saída do bairro para blitze e outras ações preventivas de segurança. A operação existe desde 2020 no município.
Como explica o comandante da Guarda Municipal, Alex Oliveira Kulman, a região foi escolhida para a primeira etapa de 2023 por conta das demandas de segurança que já foram feitas pela comunidade. Durante a ação, moradores e lideranças da região voltam a dialogar com os agentes.
— É uma ação de saturação preventiva, onde as viaturas cercam o bairro e realizam junto com a Fiscalização de Trânsito blitze nas vias principais. A operação tem o viés de proximidade e de mostrar a Guarda Municipal no seu maior papel, que é estar junto à comunidade — destaca Kulman.
Além de as forças municipais fiscalizarem o bairro, os agentes também visitam estruturas, como unidades básicas de saúde (UBSs). Futuramente, a Guarda Municipal deve organizar novas etapas da Operação Bairro Seguro em outros pontos de Caxias.
Na blitz, os agentes abordaram 89 veículos. Destes, dois foram recolhidos e oito condutores foram flagrados sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH).