A Polícia Civil prendeu seis pessoas na Serra durante a manhã desta quinta-feira (2) na segunda fase da Operação Esplanada, que combate o tráfico interestadual de drogas. Os mandados de prisão foram cumpridos nos bairros Santa Catarina, São Caetano e Santa Lúcia Cohab, em Caxias do Sul, e no bairro Ipanema, em Farroupilha. Das prisões, três foram preventivas e as demais em flagrante. Foram presos quatro homens e duas mulheres. Também foram cumpridos sete mandados de busca e de apreensão nas cidades.
A Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Caxias do Sul, lembra que a ação é resultado de seis meses de investigação. A primeira fase foi deflagrada em 29 de abril e resultou na prisão de oitos suspeitos nas cidades serranas. Naquela ocasião, também foram cumpridas medidas cautelares em Arroio do Silva (SC). A investigação dos agentes da Draco, aponta que o grupo realizava o tráfico de drogas entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Os principais entorpecentes comercializadas eram drogas sintéticas, cocaína, crack e maconha. Os entorpecentes eram revendidos por meio de teleentrega. A droga vinha de Santa Catarina e era distribuída na Serra gaúcha.
— A segunda fase da Operação Esplanada é a continuidade de uma investigação que envolve uma rede de fornecimento de drogas por teleentrega. Depois da análise de documentos que obtivemos na primeira fase e do cruzamento de dados das informações representamos pelos mandados de prisão e de busca e apreensão nas duas cidades. Na primeira fase, prendemos o grupo que fazia a distribuição e venda e, nessa fase, os que faziam a guarda do material e a teleentrega da droga — explica o titular da Draco, Luciano Pereira.
Para o cumprimento dos mandados de busca, a Polícia Civil contou com o apoio operacional dos policiais do 4º Batalhão de Polícia de Choque (4º BPChoque). Na primeira fase, os policiais apreenderam cerca de 2,2 mil comprimidos de ecstasy, 900 gramas de cocaína, 50 gramas de haxixe, 20 gramas de maconha e seis porções de MDMA, droga psicótica considerada o princípio ativo do ecstasy. Além disso, também foram localizadas duas armas de pressão e dinheiro.