Com a prisão de um dos suspeitos que participou de uma tentativa de assalto a um posto de gasolina no bairro Ana Rech, em Caxias do Sul, no último dia 6 de junho, a Polícia Civil deve avançar na investigação sobre o crime. Na ocasião, um policial militar foi baleado. Até o momento, foi confirmado que o caso tem a participação de três pessoas — duas no assalto e outra no acobertamento de um dos autores do tiro que feriu o PM.
O homem foi preso no sábado (11), por volta das 8h, pelo 4º Batalhão de Polícia de Choque (4º BPChq) da Brigada Militar (BM). No roubo ao estabelecimento, um dos homens trocou tiros com um policial militar que estava de folga. O servidor da BM foi baleado na axila. O mandado de prisão foi cumprido após buscas no bairro Centenário. O preso é o mesmo que aparece na gravação de câmeras de monitoramento dando apoio no assalto. O outro suspeito, que foi quem atirou no PM, está foragido. Ele pode ter deixado o município, segundo a investigação.
De acordo com o Batalhão de Choque, o suspeito preso no sábado tem 38 anos e faria parte de uma facção criminosa. O homem tem antecedentes criminais por roubo a estabelecimento comercial, furto de veículo, ameaça, lesão corporal culposa na direção de veículo e dirigir sem habilitação.
As investigações se iniciaram logo depois da ocorrência, na segunda, dia 6 de junho, e evoluíram até sexta-feira (10), quando a BM abordou o homem no bairro Centenário. Contudo, como não havia mandado de prisão, ele foi liberado. Com a identificação dele, a BM repassou as informações para Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) da Polícia Civil, que solicitou à Justiça um mandado de prisão, cumprido no sábado pelo Batalhão de Choque.
O suspeito foi preso preventivamente. A Polícia Civil realiza, no momento, o fechamento do inquérito. Um Uno utilizado no assalto também foi apreendido.
Homem ajudou suspeito foragido
No decorrer da semana passada, a BM também descobriu que uma terceira pessoa teve participação no crime. Ou seja, um homem de 26 anos ajudou o atirador a se esconder em Ana Rech após a tentativa de assalto.
Na moradia desse terceiro envolvido, as autoridades apreenderam dois celulares, uma espingarda calibre .12, uma arma com numeração raspada, munições calibre 12 e 27 gramas de cocaína. De acordo com a Draco, a prisão em flagrante pela posse das armas e da droga foi formalizada, com o suspeito sendo encaminhado ao presídio.
Relembre o caso
O crime aconteceu pouco antes das 10h30min do último dia 6 de junho. Imagens da câmera de monitoramento, divulgadas pela BM, mostraram a ação dos suspeitos. Primeiro, um homem de touca e máscara se aproximou a pé de um grupo que conversava no pátio do posto de combustíveis, entre eles, o PM à paisana. Alguns passos atrás dele, apareceu um outro homem de moletom com capuz azul.
O primeiro suspeito se aproximou de um frentista e colocou a mão esquerda nas costas dele. Nesse instante, o suspeito sacou uma arma (que não dá para ver no vídeo) com a mão direita e anunciou o assalto.
O policial militar estava ao lado do frentista. Ao perceber que era um assalto, o PM sacou a sua arma. A troca de tiros aconteceu entre o PM e o bandido, sendo que o frentista estava no meio deles. Foi nesse momento que o policial foi baleado.
Em seguida, o suspeito armado fugiu correndo. O outro comparsa dele, que acabou sendo preso no sábado, correu na mesma direção. Toda a ação aconteceu em oito segundos.
Os suspeitos fugiram em um Uno em direção ao interior de Ana Rech.