A região da Serra e dos Campos de Cima da Serra recebeu seis novos policiais civis. Eles são oriundos da formatura de 249 novos servidores, na semana passada. O número ajuda a suprir aposentadorias recentes, mas não resolve o problema da falta de efetivo — que é um déficit estadual.
Na área da 8ª Delegacia Regional, que tem sede em Caxias do Sul e é responsável por 12 municípios, foram designados um novo agente para Cotiporã e dois para São Marcos. Nos Campos de Cima da Serra, cujos municípios são atendidos pela 25ª Delegacia Regional, dois novos escrivães foram destinados para a delegacia de Bom Jesus e um para a Polícia Civil de Esmeralda.
Promovido pela Academia de Polícia Civil (Acadepol), o curso de formação iniciou em novembro do ano passado. Foram 825 horas/aula, entre disciplinas teóricas e práticas, que desenvolveram competências como investigação criminal, elaboração do inquérito policial e técnicas de tiro.
Essa é a quarta chamada dos classificados no concurso público para agente de polícia, que iniciou em fevereiro de 2018. Na solenidade de formatura, o chefe de Polícia, delegado Fábio Motta Lopes, frisou a importância dos ensinamentos adquiridos.
— Foram mais de 44 mil inscritos, mas vocês chegaram até aqui. Parabéns pelo empenho e pela dedicação. Apliquem os ensinamentos adquiridos durante o curso de formação, esse conhecimento irá auxiliá-los nas práticas de polícia judiciária. Desfrutem também, do saber dos policiais mais antigos — discursou o delegado.