Estabelecimentos que compram e vendem sucata e metal em Caxias do Sul foram alvo de uma operação realizada pelas secretarias municipais do Meio Ambiente, do Urbanismo e de Segurança Pública e Proteção Social, em conjunto com a Polícia Civil nessa quarta-feira (16). A ação conjunta foi motivada por furtos recentes de itens como o sino da comunidade de Santo Antônio da 7ª Légua. A peça, trazida da Itália, pesava cerca de 150 quilos, e ficava junto à igreja.
Seis estabelecimentos foram fiscalizados. Em um deles, no bairro Pio X, um homem foi preso por posse irregular de arma de fogo. No local, foi apreendido um revólver calibre 32 municiado e munições calibre 22, 12 e 762. O responsável foi conduzido à delegacia. Porém, conforme o secretário de Segurança, Paulo Roberto Rosa da Silva, nenhum item de metal foi encontrado durante a ação.
— O material entra e normalmente logo é derretido. Essa é a nossa dificuldade — diz o secretário.
Segundo Rosa da Silva, é comum o furto de fios de cobre, tampas de bueiro e hidrômetros. Novas operações para vistoriar os locais e orientar as empresas sobre compra dos materiais e seus aspectos legais para coibir a venda de itens furtados serão realizadas.