Um jovem de 29 anos foi morto na noite de domingo (6) em Farroupilha. O crime ocorreu por volta das 20h na Linha Paese, no interior do município. Jáison André Balbinot foi morto em uma suposta tentativa de assalto. A cidade chega a 11 mortes violentas neste ano, sendo que em todo 2021, foram 13 assassinatos.
Conforme informações do boletim de ocorrência, uma viatura da Brigada Militar foi acionada para ir até o Hospital São Carlos para onde o jovem foi levado depois de ser ferido por um disparo de arma de fogo. No local, os policiais conversaram com a equipe médica que relatou que a vítima já chegou sem vida à instituição de saúde.
Ainda conforme o boletim policial, o irmão da vítima, relatou à Brigada Militar, que os dois estavam saindo da casa de um amigo. Neste momento, um veículo de cor preta teria chegado ao local, e parado. O passageiro desceu, vestindo um casaco preto e usando uma máscara. Ele anunciou um assalto e efetuou um disparo de arma de fogo que atingiu a vítima, mas fugiu sem levar nada.
O delegado da Polícia Civil de Farroupilha, Ederson Bilhan, afirma que pela versão inicial do irmão da vítima o crime será investigado como latrocínio.
— Inicialmente o crime é investigado como latrocínio com a intenção de roubar o carro com base na versão do irmão da vítima. Essa versão será apurada e esclarecida para que possamos ver quais se há outras linhas de investigação ou se é confirmado latrocínio.
Na última sexta-feira (4), para conter a onda de violência em Farroupilha, a Polícia Civil da cidade com apoio de agentes de Caxias do Sul e da Brigada Militar desencadeou a segunda fase da Operação Retorno. A ação ocorreu nove dias depois da primeira em repressão aos homicídios ocorridos nos primeiros meses de 2022.
Durante a ação, foram cumpridos 12 mandados de buscas e apreensões, mas ninguém foi preso. Isso porque segundo a polícia, em decorrência das últimas ações policiais boa parte dos criminosos migraram do ambiente.