O primeiro homicídio de Bento Gonçalves em 2022 foi registrado na madrugada dessa segunda (10). Luã Castagnetti, 31 anos, foi morto a tiros no bairro Tancredo Neves. Segundo relatos de testemunhas à polícia, os autores foram dois homens com revólveres.
O crime aconteceu na Rua Luís Tomedi, por volta das 1h30min. A Brigada Militar (BM) informa que foi acionada pelo 190 por moradores que contaram ter ouvido diversos disparos de arma de fogo. A vítima foi encontrada caída em via pública, com ferimentos no peito e cabeça.
Segundo a Polícia Civil, Castagnetti possuía vários antecedentes policiais por furto, roubo e tráfico de drogas. Aos policiais, familiares relataram que ele era usuário de drogas, morava na rua e costumava ficar em uma casa abandonada próximo ao local do crime.
O caso é investigado pela 1ª Delegacia de Polícia (1ª DP). Nenhum suspeito foi preso em flagrante. A hipótese inicial é que Castagnetti posso ter sido morto em razão de uma dívida de drogas, mas o delegado Renato Nobre Bias afirma que é muito cedo para qualquer conclusão.
Em 2021, o primeiro homicídio aconteceu no dia 6 de janeiro. Na ocasião, irmãos, sobrinho e primo foram executados com mais de 39 tiros no bairro Municipal. O ano passado foi o terceiro mais violento da década em Bento Gonçalves.