A Região das Hortênsias, por meio do 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (1º Bpat), já conta um maior número de efetivo policial em virtude dos eventos natalinos e do final do ano. Cerca de 24 policiais se integraram à cidade e há expectativa do encaminhamento de mais reforços em dezembro.
O reforço no 1º Bpat chegou sábado (6) para atuar em Gramado, Canela, Nova Petrópolis e São Francisco de Paula. As cidades estão entre os principais pontos turísticos do Estado nesta época do ano, principalmente em razão das programações de Natal e de final de ano. São esperadas dezenas de milhares de visitantes. O efetivo veio do Comando de Polícia de Choque da Capital.
Além do aparato de policiais, as cidades receberam 12 motocicletas da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam). Elas serão utilizadas para deslocamentos, atendimento de ocorrências e dar agilidade principalmente nos períodos das apresentações, quando o trânsito fica bastante congestionado nas principais vias.
O tenente-coronel André Lima da Silva, comandante do 1º BPAT, destaca a importância do eventos na região e o trabalho que a corporação irá desenvolver.
— O comando da Brigada Militar, ciente da importância do turismo para a região, a qual recebe milhões de visitantes neste período, estabeleceu através de uma ordem de operações que se ocupa especificamente dos eventos natalinos, o suporte de efetivo em apoio para atender estas demandas previsíveis. Assim sendo, o efetivo em reforço trabalhará com os policiais militares do Batalhão Turístico no atendimento e na segurança dos turistas e população local — enaltece.
A Brigada Militar já havia enviado para Gramado, no final de outubro, uma plataforma de observação elevada, que está posicionada na entrada da cidade, em frente ao Lago Joaquina Rita Bier, onde ocorre um dos eventos do Natal Luz.
A estrutura montada em um caminhão conta com câmeras de monitoramento com reconhecimento facial, que transmite, as imagens em tempo real para o Centro Integrado de Comando e Controle da Secretaria de Segurança Pública (SSP), com sede em Porto Alegre. Os equipamentos têm espelhamento das câmeras do sistema de monitoramento de Gramado.
A Região das Hortênsias ainda não estima um número de total de visitantes para o período. Entretanto, segundo o presidente do Sindicato Patronal da Hotelaria, Restaurantes, Bares, Parques, Museus e Similares da Região das Hortênsias (SindTur), Mauro Sales, a expectativa que até o final do ano o setor hoteleiro supere os 80% de ocupação.
— Em novembro e dezembro estamos com ocupação previamente vendida de 70%, o que é muito bom. A expectativa é que com o passar dos dias, essas vagas disponíveis sejam vendidas e a gente consiga atingir uma média acima de 80%, o que está acima do que tínhamos em 2019 — projeta.
Polícia Civil também ganha reforço para atuar na região
Nessa terça-feira (9), a segunda região policial, com atribuição nas áreas do Vale do Paranhana , Hortensias e Campos de Cima da Serra recebeu o reforço de 52 agentes e três Delegados de Polícia para atuação pelos próximos 30 dias.
Foram contempladas com reforço de efetivo as cidades de Gramado, Canela, São Francisco de Paula, Cambará do Sul, Taquara e Riozinho. O efetivo ficará responsável pela agilização de inquéritos, realização de investigações prioritárias, composição de volantes ostensivas e demais atividades de atribuição da polícia judiciária.