Quatro pessoas foram presas temporariamente, e uma presa em flagrante, durante operação realizada pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) em Caxias do Sul. O cumprimento dos mandados de busca e apreensão iniciou às 7h desta terça-feira (9) e foi realizado nos bairros Cinquentenário II, Tijuca e Reolon. A operação Rapta foi deflagrada após investigações acerca de uma denúncia feita ainda no final de outubro. Em depoimento, a vítima — um homem de 35 anos — relatou ter sido mantida em cárcere durante 10 horas e libertada somente após a realização de uma transferência via pix no valor de R$ 4 mil que lhe fora solicitado pelos criminosos.
— A vítima relatou que sofreu um acidente no bairro Marechal Floriano, foi colocada em outro carro e levada até uma casa no bairro Tijuca, onde ficou até a manhã do dia seguinte, fez um pix e foi libertada — comenta o delegado Vitor Carnaúba, que está à frente do caso que é investigado como extorsão qualificada por restringir liberdade da vítima.
Conforme registro, o acidente seguido pela abordagem ocorreu pouco antes da meia-noite de 25 de outubro, próximo à perimetral oeste. Em seguida, a vítima afirmou ter sido levada até uma casa no bairro Tijuca, onde foi mantida presa até as 9h do dia seguinte, 26 de outubro. Conforme o delegado, o carro do homem havia permanecido no local do acidente e já foi recolhido.
Foram identificados, a partir das investigações, quatro suspeitos de envolvimento com este crime, que tiveram mandados de prisão temporária cumpridos nesta operação. A prisão em flagrante ocorreu por tráfico de drogas. Foram presos: três homens com idades de 27, 36 e 40 anos, além de duas mulheres de 22 e 27 anos. Dois veículos foram apreendidos e uma conta bancária foi bloqueada.
A Operação Rapta contou com apoio das delegacias de Trânsito, da Mulher, de Homicídios, da Criança e do Adolescente, além da Delegacia de Polícia de Flores da Cunha.