A seccional da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Rio Grande do Sul e a subseção da instituição em Bento Gonçalves emitiram nota lamentando a morte do advogado Roberto Fortunato Dall Agnol, 48 anos.
Ele foi morto dentro de casa, na Rua Luiz Pedro de Marco, bairro Conceição, por volta de 4h30min de sábado, em um suposto assalto. Dall Agnol foi atingido por tiros na cabeça e no tórax. A esposa da vítima, segundo a Polícia Civil, também estava na residência, mas não ficou ferida.
A nota, assinada pelo presidente da OAB RS, Ricardo Ferreira Breier, e pelo presidente da Subseção de Bento Gonçalves, Rodrigo Terra de Souza, diz que toda a advocacia gaúcha está de luto e reforça que:
“Toda ameaça, constrangimento ou ataque aos advogados e advogadas, soterra as bases da democracia e comprometem o Estado de Direito, devendo ser prontamente reprimida pelas autoridades. Desta forma, esta instituição já se dispôs às autoridades policiais, oferecendo auxílio e acompanhando as investigações para que, com celeridade, o caso seja devidamente apurado e os autores desta barbárie sejam punidos”.
Dall Agnol, que era atuante na área do direito penal, foi sepultado na manhã deste domingo no Cemitério Público Municipal Central de Bento Gonçalves.
O delegado plantonista Rodrigo Moralle diz que o caso foi registrado, inicialmente, como latrocínio, pois houve roubo de dinheiro e celulares, porém, não estão descartadas outras linhas de investigação. Criminosos teriam invadido a casa para cometer o crime. A apuração do assassinato ficará a cargo da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Bento Gonçalves.
— A Polícia Civil não descarta outras hipóteses. Isso vai ser investigado durante o inquérito policial. Já ouvimos a esposa da vítima e agora, a partir de segunda-feira, a delegada da 1ª DP vai dar continuidade ao caso — diz Moralle.