Uma ação da Polícia Civil de Farroupilha terminou com 13 presos na manhã desta terça-feira (13). A Operação Domínio mira uma organização criminosa especializada no tráfico de drogas. Diante da investigação, o Ministério Público solicitou o bloqueio de contas bancárias de integrantes e de “laranjas” da facção, o que representou o sequestro de aproximadamente R$ 500 mil.
A investigação começou em junho do ano passado e mapeou o grupo, que é ligado a uma facção do Vale do Sinos. Os policiais identificaram 18 suspeitos que participariam da logística para venda de drogas em bairros de Farroupilha e Caxias do Sul.
— É uma parte desta facção, sendo que já foram investigados no ano passado, inclusive com algumas transferências de presos de Caxias do Sul para a Pasc (Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas). Apontamos líderes em nível estadual, regional e dois em Farroupilha, um com o bairro Primeiro de Maio e outro com todos os outros. Abaixo, há os gerentes e traficantes que faziam a distribuição e a televenda. E tinham aqueles que ficavam em biqueiras (pontos de tráfico nas ruas) — explica o delegado Rodrigo Morale.
A mobilização desta segunda-feira (13) contou com 45 policiais da Serra e foram efetuadas 11 prisões preventivas e duas prisões em flagrante. A ação apreendeu uma pistola calibre .45, uma pistola 765 e uma espingarda 8mm com silenciador, além de munições, 1,5 quilo de cocaína e R$ 3 mil em dinheiro.
Foram nove prisões em Farroupilha e uma em Capão da Canoa, além de novo mandado contra três presos que já estão recolhidos na Pasc. A Polícia Civil ainda procura por outros dois investigados que estão com a prisão preventiva decretada e são considerados foragidos.