Uma investigação sobre um roubo a caixas eletrônicos em Serafina Côrrea resultou em seis prisões na manhã desta quinta-feira (4). A Operação Paquistão cumpriu seis mandados de busca e apreensão nas cidades de Guaporé, Bento Gonçalves, Soledade, Alvorada e Porto Alegre. Além de roubos, o grupo investigado também estava envolvido com o tráfico de drogas.
A investigação iniciou após roubo de caixas eletrônicos em uma empresa de Serafina Côrrea em 1º de outubro de 2019. Os bandidos foram violentos e agrediram funcionários que trabalhavam naquela madrugada. Os criminosos utilizaram um Sandero que havia sido furtado em Porto Alegre uma semana antes.
A investigação envolveu a Delegacia de Repressão as Ações Criminosas Organizadas (Draco) de Passo Fundo e a Delegacia de Guaporé. Cinco dos sete criminosos que atacaram a empresa foram identificados. Um deles foi preso em flagrante em Porto Alegre no dia 5 de novembro de 2019, quando foram apreendidas duas armas de fogo.
Segundo a investigação, a organização criminosa tinha sede em Guaporé. O grupo também praticou dois roubos de veículos em Bento Gonçalves e Gravataí e um assalto em estabelecimento comercial na Capital do Vinho, os três crimes entre outubro e novembro de 2019.
O líder desta organização criminosa, segundo a Polícia Civil, está recolhido na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (PASC), mas mantém o comando do grupo e determina os crimes a serem praticados e o destino dos valores roubados.
— Estas facções trazem pânico e medo à sociedade, pois praticam crimes indiscriminadamente, sempre possuindo informações privilegiadas, principalmente nos roubos, e com esses valores fomentam a compra de armas de fogo e droga para fortalecer o grupo criminoso e assim o ciclo de violência aumenta cada vez mais — afirma o delegado Diogo Ferreira, da Draco de Passo Fundo.
Além das seis prisões, a ação policial desta quinta-feira (4) apreendeu 200 gramas de maconha, balança de precisão e R$ 1,2 mil. A identidade dos presos não foi divulgada.