CORREÇÃO: As delegacias estão atendendo normalmente, e não apenas casos graves como informado anteriormente. A informação errada permaneceu publicada das 11h40min até as 15h desta sexta-feira (26).
Com a decisão de bandeira preta a partir de sábado (27), a Polícia Civil reforça que a delegacia online está à disposição da sociedade gaúcha. Pela internet, é possível fazer um boletim de ocorrência com a mesma validade que é feito presencialmente. No site, é possível registrar delitos como roubos, furtos, ameaças, perturbação do sossego, perda de documento e acidentes de trânsito sem lesões. Para quem preferir, os atendimentos presenciais acontecem normalmente nas delegacias.
A orientação pelo sistema virtual segue a recomendação dos órgãos de saúde para evitar contato e aglomeração em locais fechados. Com boletins de ocorrência feitos de forma online, diminui-se os riscos de contágios tanto pelas vítimas como aos policiais.
Em Caxias do Sul, o delegado regional Cleber dos Santos Lima reforça que as delegacias não deixarão de atender quem procurar a Polícia Civil. No entanto, o delegado responsável pela Serra exalta as comodidades da delegacia online.
— Quem não quiser sair de casa, pode optar por esta delegacia online. Mas, ninguém será dispensado da delegacia. O atendimento acontecerá normalmente — explica.
Criada em 2002 com o objetivo de facilitar o acesso do cidadão, o site da delegacia online foi planejado para ser intuitivo e explicativo. O formato de perguntas e respostas orienta o cidadão sobre o que pode ser registrado. O site conta com mais de 20 opções de registros e, durante a pandemia, ainda foi incluído um "registro geral" para que o cidadão possa relatar qualquer situação que não esteja prevista nos ícones anteriores.
Como registrar ocorrências em www.delegaciaonline.rs.gov.br:
O que pode ser registrado?
Perda de objetos e documentos, acidente de trânsito sem feridos, furto, abigeato, maus-tratos contra animais, perturbação do sossego, dano ao patrimônio, ameaça, ofensa, desaparecimento de pessoas, violação de domicílio, danos causados por fenômenos da natureza, localização de objetos ou documentos.
O que acontece após o registro?
O cidadão receberá um e-mail, no endereço eletrônico informado à polícia confirmando se a ocorrência foi deferida (aceita) ou indeferida (não aceito). Sendo deferida, a pessoa poderá acessar a Delegacia Online, utilizar o seu número de protocolo (composto por 15 dígitos e informado durante o registro) e imprimir o boletim de ocorrência oficial com autenticação digital.
Ocorrências graves podem ser registradas pela delegacia online?
Não. Crimes graves como homicídios, latrocínio, estupros, roubos com lesões, crimes contra mulher, idoso, crianças e adolescentes só podem ser registrados nas delegacias físicas. Vale lembrar que em casos de emergência o chamado deve ser feito pelo 190 da Brigada Militar.