Um piloto bento-gonçalvense foi preso por tráfico internacional de drogas no Pará. Segundo a ocorrência, Axiel Augusto Bottega, 29 anos, estava em uma pista clandestina na zona rural de Ipixuna do Pará, município de 65 mil habitantes que fica a 250 quilômetros da capital Belém, quando foi abordado pelos policiais federais. Ele tentou fugir jogando o avião contra os agentes, mas foi contido. Na ação, na quinta-feira (19), foram apreendidos 452 quilos de maconha. Bottega foi autuado por tráfico internacional de drogas e tentativa de homicídio contra os agentes federais.
A prisão aconteceu após a Polícia Federal receber uma informação anônima. O endereço foi investigado e monitorado até a chegada da aeronave. A abordagem aconteceu quando dois homens já descarregavam o avião.
Segundo um amigo do piloto, que prefere não ser identificado, Bottega não morava em Bento Gonçalves há cinco anos. Após fazer o curso no aeroclube da cidade, ele fez faculdade de Ciências Aeronáuticas em Porto Alegre e treinamento em Santa Cruz do Sul. Ele se mudou para a Região Norte em 2018.
— Ele estava morando em Manaus (AM) há dois anos, pelo menos, pois tinha conseguido um emprego em uma companhia aérea de lá. Só que ele foi demitido há pouco tempo, durante a pandemia. Pelo que sabemos, ele não tinha histórico com a polícia. Estamos todos perplexos com o acontecido. Ele é de uma família muito boa, acredito que os próprios familiares ficaram surpresos (com a notícia) — relata o amigo.
A pesagem da droga e autuação em flagrante dos dois detidos em Ipixuna do Pará foram realizadas na sede da Polícia Federal em Belém. Segundo a PF, os investigados responderão pelos crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico internacional de drogas e tentativa de homicídio. As penas somadas podem chegar a 45 anos de prisão.
A reportagem não conseguiu contato com a defesa de Bottega.