Foram identificados três dos quatro mortos em um confronto com a Brigada Militar na Linha Rio Burati, em Farroupilha, na noite de sábado (31). A mulher é Aline Pinheiro Nunes, 23 anos, de Bento Gonçalves. Ela tinha antecedentes por tráfico de entorpecentes e havia sido presa em 5 de outubro com armas de fogo, mas estava em liberdade. Gian Micael Armonico de Oliveira, 19, era de Novo Hamburgo, com antecedentes por porte de arma de fogo e tráfico de entorpecentes. Mateus Gonçalves, 24, de Carlos Barbosa, estava foragido e possui antecedentes por roubos, receptação e porte de arma de fogo.
Dois assassinatos com decapitações na semana passada podem estar relacionados ao confronto que resultou na morte do grupo. De acordo com a BM, o 4º Batalhão de Choque foi acionado pelo setor de inteligência do Comando Regional da Serra, que descobriu o paradeiro dos criminosos na Linha Burati. A chácara estava sendo monitorada desde a manhã de sábado.
O grupo estaria planejando dar continuidade a uma sequência de ataques relacionados a disputas de território do tráfico de drogas por organizações criminosas. Na chácara, por volta de 19h30min, a BM encontrou o portão entreaberto e a mulher na parte externa da casa. Segundo o major Diego Soccol, comandante do 4º BPChoque, os policiais foram recebidos com tiros e, ao revidarem, atingiram os integrantes da quadrilha.
A chácara pertence a moradores da localidade, que, assustados, ainda não prestaram informações sobre os suspeitos. Na casa, foram apreendidos três revólveres calibre .38 e duas pistolas, sendo uma 9mm e outra calibre 380. Uma caminhonete encontrada no local, GM S10, havia sido furtada em Osório no dia 21 de outubro. Também foram localizados celulares com vídeos de esquartejamentos.
A casa teria sido o local onde um motoboy de Bento Gonçalves foi decapitado na semana passada. O corpo de Bruno da Costa, 22 anos, que havia desaparecido na noite de quinta-feira, dia 29, foi encontrado carbonizado na manhã da última sexta-feira dentro de um carro incendiado em uma estrada do interior de Carlos Barbosa. A cabeça do rapaz foi localizada na manhã de sábado, com dois dedos, dentro de um saco de supermercado no bairro Santa Fé, em Caxias do Sul.
Perto da chácara em Farroupilha, na quarta-feira, dia 28, também foi localizado um corpo esquartejado dentro de uma mala abandonada em meio a um matagal, quase às margens da RSC-453. Neste caso, a cabeça não foi encontrada e a vítima ainda não foi identificada. A Polícia Civil investiga a relação desse caso com a morte do motoboy e o grupo de suspeitos mortos no confronto com a BM, mas não revela detalhes para não atrapalhar o andamento das investigações.
De acordo com o delegado regional, Paulo Roberto Rosa da Silva, a disputa envolve duas facções originadas no Vale dos Sinos e um grupo que atua na região de Bento Gonçalves. Ainda segundo ele, a Serra receberá o reforço de mais um delegado na próxima semana para auxiliar nas investigações dos homicídios. Na semana passada, Caxias do Sul superou o número de assassinatos de todo ano passado.
24 mortes em outubro
Além do confronto com mortes em Farroupilha, desde a madrugada de sexta-feira a polícia registrou assassinatos e tentativa de homicídio em Caxias do Sul. Com esses casos, o mês de outubro registrou 24 mortes violentas, sendo que 13 vítimas morreram no intervalo de uma semana, entre os dias 25 e 31. Esse período é o mais sangrento do ano até agora e só perde para o mês de outubro de 2016, quando aconteceram 25 assassinatos. Confira os crimes mais recentes:
Sexta-feira, 1h45min
Lindomar José de Freitas, 23 anos, morreu com três tiros no rosto dentro de um apartamento, no loteamento Campos da Serra, em Caxias do Sul. No mesmo caso, um rapaz de 20 anos ficou ferido, baleado no abdômen.
Sexta-feira, 20h
Homens armados fizeram disparos contra uma moradia no bairro Bela Vista. Uma adolescente de 16 anos ficou gravemente ferida. Até o fechamento desta edição, ela permanecia em estado grave na UTI de um hospital.
Sábado, 22h30min
Cristiano Gervasio, 43, e Rodrigo Ribeiro Damaceno, 37 anos, foram executados a tiros na Rua Albano Caberlon, bairro Montes Claros, zona sul de Caxias. Três homens teriam cometido o duplo homicídio