Diferente de outros anos em que o reforço na segurança do comércio em Caxias do Sul tinha foco no Natal, a edição deste ano já começa nesta sexta-feira (6) devido à movimentação esperada para as compras relacionadas à Black Friday e ao pagamento da primeira parcela do 13º salário, até 30 de novembro. A ação, que tem à frente o Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) e a Brigada Militar (BM), traz outra novidade que é a divisão da cidade em seis polos para a atuação dos policiais. A região central é considerada a principal, mas indicadores de criminalidade fizeram a estratégia ser dividida em outras cinco áreas (veja abaixo).
Conforme o subcomandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Caxias do Sul, major Márcio Leandro da Silva, a necessidade de antecipar a operação vem sendo discutida desde setembro. Para ele, inibir assaltos nas lojas é uma ação que fortalece a sensação de segurança na cidade. O efetivo empregado será o regular da BM, mas o número não é divulgado por razões estratégicas. Conforme o subcomandante, o que muda é a forma de trabalho:
— Nós vamos estar trabalhando com a nossa força tática, com a nossa ronda ostensiva com apoio de motocicletas, com o grupamento montado, com o conjunto cinotécnico (homem/cachorro) e o policiamento ostensivo ordinário fazendo o fechamento de todas essas ações.
De acordo com a presidente do Sindilojas, Idalice Manchini, o reforço a partir de novembro foi uma solicitação dos lojistas. A expectativa é que as promoções de Black Friday movimentem o comércio durante todo o mês, embora a data seja comemorada internacionalmente na última sexta de novembro. Mesmo sem estimar um percentual de crescimento, a presidente afirma que a expectativa é de aumento de promoções para impulsionar as vendas:
— A gente veio de um ano bastante parado, um ano fechado. Tivemos em Caxias nosso comércio fechado por 64 dias. Agora a gente tem uma expectativa até o Natal, não só em novembro, muito boa. Parece que este ano vai ser o melhor Black Friday dos últimos 10 anos, porque o Black Friday chegou ao Brasil em 2010. Ele começou de mansinho e foi aumentando, aumentando. Mas esse ano, quando houve um retração de consumo durante o período de pandemia, a gente acredita que vai haver bons preços, boas promoções e que isso vai levar o consumidor a comprar bem mais.
A Operação Avante Black Friday, como foi batizada a ação lançada nesta sexta-feira em evento no Sindilojas, termina em 30 de novembro, quando haverá apresentação de resultados. Em seguida, começa a Operação Papai Noel, voltada a garantir a segurança no comércio para as compras de Natal.
Cidade dividida em polos
A Brigada Militar dividiu a cidade em seis polos para atuação estratégica da proteção do comércio. São elas: Centro e bairro São Pelegrino; bairros Cruzeiro e Bela Vista; bairros Esplanada, São Caetano e Nossa Senhora das Graças; bairro Rio Branco.; bairros Santa Catarina e São José; região do bairro Desvio Rizzo e da Forqueta.
Leia também
Oito integrantes de facções são transferidos de Caxias do Sul para outros presídios do Estado
Aulas presenciais na rede estadual voltam nesta sexta-feira, mas em Caxias escolas ainda não reabriram
Após Ministério da Saúde não renovar convênio com hospital de Vacaria, municípios se reúnem para cobrir custeio de leitos