Um preso de 29 anos foi baleado após subir no telhado, próximo a guarita seis, da penitenciária estadual do Apanhador. O presídio fica no km 28 da RS 453, a Rota do Sol, entre Caxias do Sul e São Francisco de Paula. Ele foi flagrado no telhado por volta das 9h deste sábado (5).
Conforme informações da 7ª Delegacia Penitenciária Regional (DPR) repassadas à Susepe o fato ocorreu quando os presos das galerias A, B e C foram liberados para os pátios. Um dos presos então subiu no telhado da galeria C pela parte externa para tentar fugir. Ele foi atingido por três disparos: dois com munição anti-motim e o terceiro com munição calibre 12, disparados pelo policial militar temporário que realizava o serviço de sentinela na guarita.
A Brigada Militar (BM) afirma que o apenado recebeu ordem para descer de cima do prédio. Ele não obedeceu e seguiu caminhando em direção a guarita onde estava o policial militar.
- Ele estava com um objeto na mão e o policial militar que estava na guarita, deu ordem para que ele parasse e descesse, mas ele não atendeu ao pedido de parar e seguiu na direção do policial. O policial efetuou dois disparos de arma não letal, mas o preso continuou caminhando na direção dele então ele foi obrigado a usar a munição real - explica o tenente Silvano Castro Pereira
Pereira ressalta ainda que mesmo que o prédio seja alto, os presos são flagrados com frequência no telhado:
- Eles sobem para buscar arremessos e até para tentar fugir. O policial já foi ouvido e um processo administrativo será instaurado, mas o procedimento foi padrão.
Ainda de acordo com a polícia, no momento da tentativa de fuga, o soldado avistou um Fiat Uno de cor chumbo parar próximo da guarita. Ele também teria visto que um homem descer do veículo em atitude suspeita, possivelmente para fazer o resgate do preso.
O apenado foi atingido na região lombar e conduzido, imediatamente, pelos agentes penitenciários da unidade prisional para a Unidade de Pronto-atendimento (UPA) Zona Norte, onde recebeu os primeiros socorros. Em seguida ele foi transferido para o Hospital Pompéia, onde passou por procedimento cirúrgico.
PRESO CUMPRE PENA DE QUASE 12 ANOS
O preso que tentou fugir participou de um assalto em agosto de 2017 que resultou na morte de Luiz Carlos de Souza Rovaris, 68 anos. O idoso morreu após tentar se libertar dos criminosos.
Conforme informações da polícia, o idoso foi rendido na entrada da garagem da casa dele na Rua Machado de Assis, por três criminosos quando saia para buscar a mulher. Um dos criminosos estava com uma faca. Eles obrigaram a vítima a entrar na casa para praticarem o roubo. Em seguida, colocaram os objetos roubados (uma televisão e uma espingarda de pressão, entre outros) dentro do veículo Mercedes-Benz Classe A, e teriam feito com que o idoso dirigisse o carro.
Durante o trajeto, a cerca de uma quadra da casa, Rovaris teria se jogado do veículo em movimento quando estava sob a mira dos bandidos. O carro bateu em um poste de iluminação pública e os três assaltantes saíram do veículo — dois deles ficaram feridos e foram presos por uma guarnição da Brigada Militar que passava pelo local e suspeitou dos homens que estavam correndo na via.
Conforme a polícia, a casa da vítima estava revirada e havia sangue no local, o que indica que o idoso foi agredido durante a tentativa de assalto. Também havia sangue dentro do carro.
O preso foi condenado a 11 anos e oito meses pelo assalto.